Vigilantes da Saúde entram em greve contra atraso nos salários
A mobilização começou na última segunda (8), com grande adesão dos vigilantes
Publicado: 10 Julho, 2024 - 12h24 | Última modificação: 10 Julho, 2024 - 12h32
Escrito por: CUT-DF
Os vigilantes da empresa Ipanema que prestam serviço à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estão em greve desde a última segunda-feira (8). A paralisação é contra o atraso nos salários e nas férias, que deveriam ter sido quitados no quinto dia útil deste mês.
De acordo com o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF), uma parte dos trabalhadores chegou a receber o pagamento após a paralisação, mas muitos ainda não tiveram os valores depositados. Diante disso, a greve continua.
Situação recorrente
Essa não é a primeira vez que a empresa deixa de cumprir suas obrigações. Segundo o Sindesv-DF, devido aos atrasos recorrentes, em reunião com a entidade sindical e com o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), a SES-DF chegou a afirmar que aplicaria sanções à Ipanema, caso houvessem descumprimentos dos prazos. No entanto, a situação se repetiu.
E mais que problemas financeiros, o descaso da empresa tem prejudicado os trabalhadores em outras áreas. Segundo o Sindesv-DF, alguns vigilantes desenvolveram depressão e ansiedade por conta da situação.
“A categoria seguirá de braços cruzados até que todos os vigilantes sejam devidamente pagos. É inaceitável essa situação”, disse o diretor do Sindesv-DF e da CUT-DF, Roberto Miguel.