“Vida longa e sucesso” | MST abre loja de produtos da agricultura familiar no SCS

Espaço reúne cultura, ativismo e alimentos de qualidade no coração da capital federal

Publicado: 04 Julho, 2024 - 16h49 | Última modificação: 05 Julho, 2024 - 13h36

Escrito por: Marina Maria | Editado por: Leandro Gomes

Marcos Paulo (Maracatu)

A inauguração da loja do Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), aconteceu na noite dessa quarta-feira (3) e reuniu centenas de pessoas no Edifício Denasa, no Setor Comercial Sul. A atividade começou pela manhã e estendeu-se ao longo do dia, com a venda de produtos orgânicos. Em seguida, por volta das 18h30, foi realizado ato político-cultural, com a participação de entidades classistas, parlamentares progressistas e figuras públicas.

Ao prestigiar o evento, a militância da capital federal adquiriu em peso os produtos da agricultura familiar. À noite, a fila para pagamento ocupava todo o interior da loja, enquanto a área externa também estava lotada de pessoas que aproveitaram para prestigiar as apresentações culturais. Estas incluíram a participação de Gog, Pereira da Viola e Caco de Cuia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CUT-DF (@cut_df)

Os vendedores ambulantes que diuturnamente circulam pelo local também foram beneficiados com a magnitude do evento. Muitos deles zeraram seus estoques ainda nas primeiras horas da atividade.

De acordo com Marco Baratto, coordenador do MST, esse formato de atividade será uma constante no local, que vai acolher os artistas da capital. Além da loja, o Armazém comporta o Espaço Cultural Sérgio Mamberti, o Restaurante Culinária da Terra e o café/bar.

“Com muita alegria, inauguramos esse espaço, no coração de Brasília, com produtos dos assentados e acampados do MST do DF e Entorno, com o intuito de desenvolver esses três tipos de ações diretas, que é o mercado, o restaurante e o espaço cultural, onde vamos ter apresentações desde a viola caipira e o hip hop até o samba”, afirmou.

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o espaço com certeza será um ponto de encontro para a esquerda brasiliense e destacou que o Setor Comercial Sul também terá ganhos com a reinauguração da loja, pois é uma área que precisa ser revitalizada. “É muito bom contar com esse local no centro da nossa cidade.  Vida longa e sucesso”, desejou.

O Armazém do Campo vai funcionar de segunda a sábado, das 8h às 23h.