Unidade | Sintfub aprova filiação à CUT-DF para intensificar luta pela Universidade

A categoria resistiu a diversos ataques durante o governo Bolsonaro e precisa resgatar direitos e recursos que foram confiscados no último período

Publicado: 17 Novembro, 2022 - 17h25 | Última modificação: 17 Novembro, 2022 - 17h31

Escrito por: Marina Maria

Foto: Sintfub

O 22° Congresso do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília - Sintfub, aprovou, nessa quinta-feira (17), a filiação da entidade à CUT-DF. O sindicato representa os servidores técnicos administrativos da UnB, uma base de mais de três mil trabalhadoras e trabalhadores.

Edmilson Lima, coordenador geral do Sintfub, afirmou que com a filiação à Central, a categoria espera fortalecer a pauta das servidoras e servidores públicos, além de somar forças contra a ultradireita e o neoliberalismo. “Em especial, fortalecer a nossa luta em defesa da Universidade pública, democrática, de qualidade, onde a gente possa ampliar o número de vagas, os direitos, e continuar juntos”, afirmou o sindicalista.

"Estamos imensamente felizes com a filiação do Sintfub. O sindicato representa trabalhadoras e trabalhadores que foram duramente penalizados nos últimos quatro anos e resistiram aos ataques sistemáticos à educação promovidos pelo atual governo.  Estaremos juntos em defesa da Universidade e no resgate dos direitos e da valorização das servidoras e dos servidores que diuturnamente constroem esse espaço de conhecimento e mudança social tão importante para todos nós", afirmou o presidente da CUT-DF, Rodrigo  Rodrigues.

O XXII Congresso da entidade sindical continua até esta sexta-feira (18), na praça Chico Mendes, campus Darcy Ribeiro e debate outros temas que vão contribuir para a organização da categoria no próximo período.