Escrito por: Marina Maria

Unidade para derrotar o bolsonarismo

Vencer nas ruas e nas urnas a política nefasta do governo Bolsonaro é o objetivo do Comitê Popular de Lutas que está sendo construído no DF

Marina Maria

Permeada por fake news e processos fraudulentos, as últimas eleições presidenciais foram um verdadeiro desastre para o povo brasileiro. De lá para cá, assistimos a um aumento exponencial da fome e da carestia, a retirada de direitos da classe trabalhadora, o desrespeito às minorias, o sucateamento dos serviços públicos. No meio de tudo isso, ainda enfrentamos uma pandemia que ceifou a vida de mais de 650 mil brasileiras e brasileiros, graças à total incompetência e negacionismo do governo Bolsonaro. Para impedir mais retrocesso no país, os movimentos sociais, partidos políticos e lideranças sindicais têm unido forças em prol da construção da unidade para derrotar de vez esse projeto político e construir a candidatura de Lula, principal nome capaz de derrotar Bolsonaro e seu projeto de governo. 

O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, relata que aconteceu uma primeira reunião entre os movimentos na última sexta-feira (11) e que o próximo encontro já tem data marcada, no dia 22/03, às 16h, no auditório da CUT-DF. “Estamos construindo um Comitê de Lutas Populares com o objetivo de desenvolver a vitória do povo brasileiro no primeiro turno. Participam deste comitê partidos como PC do B, PV, PT, e outros que estarão apoiando a candidatura de Lula. Para além disso, cidadãos brasileiros democratas, independente dos partidos e movimentos, também vão compor essa frente”, explicou Jacy. 

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, também participou da reunião, e afirmou que, neste momento, é fundamental organizar e unir os movimentos sociais para atuar no processo eleitoral. “Sabemos que, ao contrário do que muitos dizem, as eleições não estão ganhas. É preciso confrontar o bolsonarismo nas ruas, esclarecer as trabalhadoras e trabalhadores sobre a importância de derrubar esse governo, sobre os direitos que estão em jogo. O movimento sindical e os movimentos sociais têm uma importância estratégica nisso, pois estão dia a dia em contato direto com a população”, afirmou. 

A primeira reunião para construção do Comitê contou com a participação de cinco partidos políticos, além de movimentos sociais e centrais sindicais. Estiveram presentes: Jacy Afonso, presidente do PT-DF; João Vicente Goulart, presidente do PCdoB-DF; Alexandre Varela, representando o PSOL-DF; Afonso Magalhães, CMP-DF; Flausino Antunes, presidente da CTB-DF; Luiz Bomtempo, representando o PDT-DF; Pedro Ivo Batista, Movimento Pelo Brasil – Pró Lula; Mousinho, representante do PSB-DF; Rebeca Fidelis, PSB/MPS-DF; Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF; além de outras lideranças políticas. Cada uma e cada um que esteve presente, comprometeu-se a dialogar com outros movimentos para ampliar a discussão.