Unidade entre Sindesv-DF e Sintect-DF mantém emprego de 40 vigilantes nos Correios
A gestão anterior da empresa fez um corte no orçamento de cerca 25%, o que resultaria na demissão de 40 trabalhadores. Porém, as entidades se mobilizaram e garantiram a manutenção dos postos de trabalho
Publicado: 07 Março, 2023 - 15h04 | Última modificação: 07 Março, 2023 - 15h07
Escrito por: CUT-DF, com informações do Sindesv-DF e Sintect-DF
O trabalho conjunto entre o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do DF e Entorno (Sintect-DF) foi fundamental para barrar a demissão de 40 vigilantes que atuam nos Correios.
Sob comando de Bolsonaro, a gestão anterior da empresa fez um corte no orçamento de aproximadamente 25%, o que resultaria, entre outros prejuízos, na redução dos postos de trabalho. Porém, sob o governo progressista de Lula, a nova direção da estatal abriu as portas para o diálogo e buscou entender a preocupação das entidades.
Com o apoio do Sintect-DF, o Sindesv-DF se reuniu com a superintendência e com a presidência dos Correios para discutir o tema. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também participou das discussões e teve papel essencial para reversão do quadro.
No encontro, as entidades sindicais alertaram para a necessidade da manutenção dos postos de trabalho e para os prejuízos causados aos Correios e às famílias dos vigilantes com eventuais demissões. Após algumas reuniões, o superintendente da estatal, Paulo Henrique Soares de Moura, garantiu que há orçamento necessário para manter os trabalhadores empregados, pelo menos, até agosto deste ano, uma grande vitória para o grupo. Moura destacou ainda que, nesta nova gestão, a empresa priorizará, além da qualidade dos serviços prestados, o emprego dos trabalhadores.
“A participação do Sintect-DF, que tem uma relação muito próxima com a superintendência dos Correios, e da deputada Erika Kokay, foi fundamental para evitar a demissão dos 40 vigilantes. Se não fosse esse diálogo, o desemprego seria inevitável”, afirmou o secretário-geral da CUT-DF e diretor do Sindesv-DF, Roberto Miguel.
O presidente do Sindesv-DF, Paulo Quadros, também agradeceu os apoios recebidos e ressaltou a importância dos vigilantes para a preservação da sede dos Correios.
Já a presidenta do Sintect-DF, Amanda Corcino, lembrou que os vigilantes prestam um serviço que vai muito além da proteção patrimonial, mas que garante também a segurança dos próprios trabalhadores dos Correios. “Fico feliz que esses pais e mães possam continuar garantindo o sustento para suas famílias”, disse.