Escrito por: Marina Maria
Ações diversas estão sendo planejadas para garantir cumprimento de acordos e convenções coletivas
Representantes de várias categorias de trabalhadores terceirizados se reuniram, na manhã desta terça-feira (19), na sede da CUT-DF, para debater estratégias visando o cumprimento integral dos Acordos e Convenções Coletivas no DF e unificar as lutas deste segmento.
Atualmente, muitas empresas, embora contratem em Brasília, estão seguindo acordos de sindicatos de outros estados, favorecendo-se de menores salários e benefícios para aumentar os lucros. As entidades sindicais estão atentas e deverão se reunir com autoridades para proteger esta categoria.
“As empresas sérias não fazem esse tipo de coisa e por cumprirem os acordos se sentem prejudicadas, já que as concorrentes passam por cima dos direitos e lucram mais. O governo não pode mais contratar empresas que não respeitam os trabalhadores”, afirmou a presidenta do Sindiserviços, Isabel Caetano.
Além disso, os dirigentes também definiram que vão retomar, oficialmente, o Coletivo dos Trabalhadores Terceirizados. Segundo o secretário-geral da CUT-DF e presidente do Sindecof/DF, Douglas de Almeida Cunha, essa ação é fundamental para unir forças pelos direitos da categoria.
“Muitas categorias hoje têm terceirizados em suas bases. O Coletivo vai ajudar a enfatizar as ações que precisamos realizar. Atuando com vários sindicatos, as assessorias jurídicas e a própria mobilização, teremos mais força para negociar e brigar pelos direitos desses trabalhadores que são muito precarizados infelizmente”, afirmou Douglas.