Trabalhadores dos Correios recuperam direitos em novo Acordo Coletivo

Novo ACT foi celebrado pelas entidades que representam a categoria

Publicado: 16 Setembro, 2024 - 15h10

Escrito por: Sintect/DF

Sintect/DF

Na última sexta-feira (13), o Sindicato e a Federação que representam as trabalhadoras e os trabalhadores dos Correios (Sintect/DF e Fentect) oficializaram a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 para a categoria. O novo acordo marca uma recuperação de direitos perdidos nos últimos anos, sobretudo nas cláusulas sociais.

Conforme ressaltado pela presidenta do Sintect/DF e Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Amanda Corcino, o acordo resgata quase todas as cláusulas eliminadas em negociações anteriores, com exceção do vale-cultura, que segue como pauta de reivindicação.

Além disso, o aumento salarial conquistado no ACT é um ponto central, proporcionando ganhos acima da inflação, que atualmente está em torno de 4%. Em alguns casos, o reajuste chega a ser o dobro desse índice, representando uma significativa valorização do poder de compra dos trabalhadores.

"Esse aumento linear, em sua maior parte, supera a inflação, o que é uma grande vitória para nossa categoria, que sofreu muitos ataques nos últimos anos", afirmou Amanda em declaração.

Avanços em Direitos para Mulheres e Melhoria das Condições de Trabalho

O acordo também traz inovações importantes no que tange aos direitos das trabalhadoras. Entre os destaques estão as cláusulas de combate à violência e o aumento do tempo de licença para amamentação, que passa a ser de 3 horas.

"Esse é um acordo que tem impacto direto na vida das mulheres trabalhadoras, com a extensão da licença de amamentação e outras cláusulas que visam o combate à violência", comentou Amanda.

Próximos Desafios: Plano de Saúde e PCCS

Apesar dos importantes avanços conquistados, os desafios continuam. A principal preocupação agora é a questão do plano de saúde, cujo custo elevado tem afetado significativamente a renda dos trabalhadores. A presidenta do Sintect/DF destacou que essa será uma das prioridades nas próximas negociações.

Além disso, outro foco de atenção será a criação e implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), com o objetivo de oferecer progressões tanto horizontais quanto verticais para os trabalhadores, além da realização de um novo concurso público.

"A partir de agora, nossos esforços estarão direcionados para a redução do custo do plano de saúde e para o avanço nas negociações do PCCS, que trará uma perspectiva de crescimento na carreira para todos os trabalhadores", afirmou Amanda.

Participação e Mobilização dos Trabalhadores

A presidenta do Sintect-DF fez questão de agradecer a todos os trabalhadores que participaram ativamente das assembleias e mobilizações, fundamentais para o sucesso nas negociações. "Sem a força e a união da categoria, não teríamos chegado a este resultado", concluiu.

Com a assinatura do Acordo Coletivo 2024/2025, o Sintect-DF e a Fentect reafirmam seu compromisso na luta pelos direitos e pela valorização dos trabalhadores dos Correios, mantendo o foco em conquistar melhores condições de trabalho e defender os direitos da categoria.