MENU

Trabalhadores da Tellus entram em greve na próxima terça (1°/4) contra demissões

A partir das 0h cerca de 400 eletricistas paralisam as atividades e, às 8h, uma assembleia será realizada na sede da empresa em Brasília

Publicado: 25 Março, 2025 - 15h56

Escrito por: Marina Maria | Editado por: Leandro Gomes

STIU-DF
notice

Nos últimos dez dias, a empresa Tellus demitiu deliberadamente quatro trabalhadores eletricitários que atuaram com destaque na campanha salarial de 2024. Apesar de não integrarem a diretoria do STIU-DF, sindicato que representa a categoria, o grupo de lideranças chegou a se reunir com a empresa para negociar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). As demissões não passaram despercebidas pelos eletricistas da empresa, que decidiram, em assembleia, paralisar as atividades na próxima terça-feira (1°/4).

O movimento paredista começa às 0h. Às 8h do mesmo dia, a categoria se reúne novamente para deflagrar greve até que haja reintegração dos trabalhadores demitidos ou para retomar as atividades, caso a situação já esteja resolvida.

Cerca de 400 eletricistas, responsáveis pelo atendimento de emergências e correção de falhas relacionadas à falta de energia no DF, devem aderir à greve. O Sindicato prepara um comunicado à sociedade explicando os motivos da paralisação.

Na próxima quinta-feira (27/3), o STIU-DF se reúne com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar do caso. “O que a gente espera é uma atuação do MPT para reverter essas demissões e coibir o que, para nós, configura prática antissindical, pois os trabalhadores representavam lideranças importantes para a categoria”, afirmou o diretor do STIU-DF, João Carlos.

Segundo o sindicalista, essa não é a primeira ou a única queixa dos trabalhadores em relação à empresa. “Os empregados relatam muita perseguição, irregularidades com escala e hora extra, apresentam dúvidas sobre as eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), entre outras questões. Estamos apurando todas as denúncias e vamos levá-las também ao MPT”, informou.