Terceirizados da Ambev podem entrar em greve
Os motoristas e ajudantes da empresa Horizonte da Amazônia Transportes, que presta serviço para a Ambev no Distrito Federal (Companhia de Bebidas das Américas), realizarão, nesta sexta-feira (16), a partir das 7h, uma manifestação em frente a empresa. De acordo com o coordenador do SINTRABE, Sindicato que representa os trabalhadores do ramo de industrialização, distribuição […]
Publicado: 14 Julho, 2010 - 17h50
Escrito por: Cutbsb@123
Os motoristas e ajudantes da empresa Horizonte da Amazônia Transportes, que presta serviço para a Ambev no Distrito Federal (Companhia de Bebidas das Américas), realizarão, nesta sexta-feira (16), a partir das 7h, uma manifestação em frente a empresa. De acordo com o coordenador do SINTRABE, Sindicato que representa os trabalhadores do ramo de industrialização, distribuição e vendas de bebidas, Enésio Nunes de Almeida, caso não haja uma resposta positiva da patronal quanto à reivindicação da categoria, haverá deflagração de greve.
Os trabalhadores, que têm o salário mínimo como piso salarial (R$ 560), reivindicam reajuste de 10% nos vencimentos. Segundo Enésio Almeida, a pauta de reivindicação foi entregue aos patrões ainda no mês de abril, uma vez que a data-base da categoria é dia 1º de maio.
“Eles chegaram a oferecer 8% (de reajuste) para os motoristas, mas para os ajudantes só ofereceram 3,92%. Aí a categoria não aceitou”, afirmou o sindicalista. Enésio Almeida ainda contou que o caso foi parar na Delegacia Regional do Trabalho, quando os trabalhadores fizeram a proposta de reajuste salarial de 8% para todos. A proposta não foi aceita pelos patrões.
“Agora que a empresa colocou dificuldades e não quis aceitar os 8% para todos, nós exigimos a manutenção dos 10% de reajuste, o que foi deliberado em assembleia dos trabalhadores’, afirmou o presidente do SINTRABE, Ney Francisco Lacerda Travassos.
A Ambev é a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e a maior cervejaria da América Latina.
Vanessa Galassi, da CUT-DF