Escrito por: CUT-DF com informações do Sindserviços-DF
As trabalhadoras e os trabalhadores entraram em greve na última sexta (10) para reivindicar o pagamento dos salários e do tíquete alimentação, que estavam em atraso desde terça (7)
O movimento paredista das trabalhadoras terceirizadas e dos trabalhadores terceirizados da rede pública de saúde do DF foi fundamental para que empresa a Empresa BRA Serviços ─ contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-DF) ─ pagasse os salários e tíquete-alimentação em atraso.
A greve, que teve início na última sexta-feira (10), reivindicava a quitação dos valores, que deveriam ter sido pagos na última terça-feira (7), quinto dia útil, como determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Após o pagamento, o grupo ─ que atua na limpeza dos hospitais regionais, Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB), Hospital de Apoio, Unidade Básica de Saúde (UBS), e Postos de Saúde ─ retornou aos postos de trabalho.
De acordo com o Sindserviços-DF ─ entidade sindical que representa a categoria ─ , essa não é a primeira vez que o pagamento é efetuado com atraso. Muito pelo contrário, o descaso com as terceirizadas e os terceirizados da Saúde e de outras áreas é recorrente, e obriga constantemente que a categoria utilize a greve como instrumento de luta para reivindicação dos direitos.
"A adesão ao movimento de greve foi fator determinante para que as reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores fossem atendidas, mesmo que com seis dias de atrasos", afirmou o Sindicato.
A presidenta do Sindserviços, Maria Isabel Caetano, destacou que tem cobrado da SESDF a realização de um novo edital de licitação para a contratação dos serviços terceirizados de limpeza na rede pública de saúde no DF. Segundo a sindicalista, o atual sistema de contratos via apresentação de nota fiscal não traz segurança e gera constantes atrasos salariais, prejudicando significativamente milhares de pais e mães de família.
Data-base
Na próxima quarta-feira (15), as trabalhadoras terceirizadas e os trabalhadores terceirizados do DF realizam assembleia para deliberação sobre a data-base da categoria. O encontro será realizado no estacionamento do Teatro Nacional de Brasília, a partir das 17h.