Técnicos Administrativos da UnB deflagram greve por tempo indeterminado

Além da greve, a categoria aprovou um ato para esta quarta-feira (13), em frente ao MEC.

Publicado: 12 Março, 2024 - 16h47 | Última modificação: 12 Março, 2024 - 17h05

Escrito por: Marina Maria/CUT-DF

Sintfub

Reivindicando a reestruturação das carreiras e a recomposição dos salários, os Técnicos Administrativos da Universidade de Brasília (UnB) entraram em greve por tempo indeterminado na última segunda-feira (11). Em assembleia realizada pelo Sindicato que os representa (Sintfub), a categoria também aprovou um ato em frente ao Ministério da Educação (MEC) para esta quarta-feira (13), a partir das 9h, além de outras mobilizações.

“Realizamos uma assembleia massiva, com mais de 500 companheiros presentes na praça Chico Mendes. Informamos a categoria sobre as negociações com o governo, as articulações
que estão sendo feitas, as Universidades e Institutos Federais que estão paralisando as atividades também”, explicou o coordenador Geral do Sintfub, Edmilson Rodrigues de Lima.

O sindicalista afirmou ainda que o movimento tem participação “gigante” dos técnicos administrativos da UnB. “Tivemos também uma atividade excelente com a presença dos companheiros que nos acompanharam até o gabinete da reitoria, onde fomos recebidos pela Márcia Abraão que fez uma saudação ao nosso movimento”, afirmou Lima.

O movimento paredista acontece em um momento de impasse nas negociações com o governo federal, que apresentou proposta de 0% de reajuste para 2024, o que na visão da categoria é inaceitável,uma vez que os servidores sofrerem com os salários corroídos pela inflação nos governos Temer e Bolsonaro.