STTR- DF é mais um sindicato de rurais a se filiar à CUT Brasília
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Distrito Federal (STTR-DF) se filiou à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasília). A filiação foi decidida por unanimidade em assembleia no último sábado (28), na zona rural de São Sebastião. O ato contou com a participação de 300 trabalhadores e trabalhadoras rurais. A decisão consolida o reconhecimento […]
Publicado: 07 Julho, 2014 - 22h05
Escrito por: Cutbsb@123
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Distrito Federal (STTR-DF) se filiou à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasília). A filiação foi decidida por unanimidade em assembleia no último sábado (28), na zona rural de São Sebastião. O ato contou com a participação de 300 trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A decisão consolida o reconhecimento de luta, a força da organização e do projeto sindical da CUT, a maior central sindical do Brasil e da América Latina, afirma Lucindo Alves, diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do DF e Entorno (Fetadfe) e também da CUT Brasília. O STTR-DF conta com aproximadamente 20 mil trabalhadores e 40 mil aposentados rurais.
Rodrigo Britto, presidente da CUT Brasília, entende que a filiação do sindicato à CUT é fundamental para o fortalecimento das lutas do trabalhador rural no âmbito estadual e federal. “A unificação da classe trabalhadora, seja do campo ou da cidade, do setor público ou privado, representa o empoderamento dos trabalhadores e trabalhadoras e fortalecimento das lutas por mais conquistas, entre elas a reforma agrária”, ressalta.
O presidente da STTR-DF, Orlando Mota de Jesus, acredita que a filiação à CUT aproximará os sindicatos e sindicalizados das decisões e favorecerá as articulações políticas e sindicais nas campanhas dos trabalhadores rurais assalariados e na conquista de avanços nas convenções coletivas de trabalho, na legalização e desenvolvimento de assentamentos de trabalhadores sem terra, na priorização da agricultura familiar como instrumento do desenvolvimento sustentável e, por fim, para a busca da reforma agrária.
Lucindo Alves, da Fetadfe, explica que o projeto político-sindical da CUT Brasília oferece apoio aos sindicatos dos trabalhadores rurais do DF e Entorno, desenvolvendo “a integração e fortalecimento da família cutista, com ações que promovem, entre outras coisas, a cooperação nas lutas pela reforma agrária, a regularização de registros sindicais e a inclusão das mulheres e jovens nas políticas públicas para o campo”.
Para a dirigente da Fetadfe, Claudia Farinha, a filiação do STTR-DF representa a identificação dos trabalhadores rurais com a concepção e a prática sindical CUTista. “Essa decisão é um ganho político. Os trabalhadores farão um trabalho mais consolidado com maior participação na agenda positiva, congressos e processos formativos da CUT”, afirma.
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília