STIU-DF realiza ato pela reintegração de servidores da Neoenergia, nesta terça (10)
Nos últimos dias, mais de 50 servidores concursados foram dispensados de forma arbitrária e sem que houvesse qualquer diálogo com a entidade sindical
Publicado: 09 Maio, 2022 - 14h41 | Última modificação: 09 Maio, 2022 - 14h57
Escrito por: CUT-DF com informações do STIU-DF e da CLDF
Nesta terça-feira (10), o Sindicato dos Urbanitários do DF (STIU-DF) realizará manifestação em frente ao Palácio do Buriti, a partir das 14h, para cobrar a imediata reintegração das trabalhadoras e dos trabalhadores demitidos da Neoenergia ─ extinta CEB Distribuição. Em seguida, os manifestantes seguirão para a Câmara Legislativa do DF, onde darão continuidade à mobilização.
Nos últimos dias, mais de 50 servidores concursados foram dispensados de forma arbitrária e sem que houvesse qualquer diálogo com a entidade sindical. Desde então, o STIU-DF iniciou uma árdua luta pela reintegração dos demitidos e para evitar que novas demissões aconteçam.
"O STIU-DF reitera o seu compromisso em lutar sem trégua na defesa dos empregos dos trabalhadores da Neoenergia e que não medirá esforços para pôr fim a essa política que tanto angustia e revolta a nossa categoria", afirmou.
Mobilização
A categoria esteve presente no Plenário da CLDF na última terça-feira (5), para cobrar dos parlamentares uma solução para a questão. Após intensa pressão do grupo, os deputados se comprometeram a levar o debate ao governador do DF, Ibaneis Rocha, já que o aproveitamento dos trabalhadores da CEB depende de projeto de lei do executivo local.
“Há vários casos precedentes de aproveitamento de servidores de órgãos que foram extintos. Não há nenhum motivo para o governador não enviar o projeto para esta Casa, a não ser a sua falta de interesse”, disse a deputada Arlete Sampaio (PT-DF).