SJPDF repudia decisão que censura reportagem sobre imóveis da família Bolsonaro
A pedido de Flávio Bolsonaro, Justiça manda o Portal Uol retirar do ar reportagens sobre o uso de dinheiro vivo para a compra de 51 imóveis pelo clã Bolsonaro. O sindicato dos Jornalistas do DF repudia decisão
Publicado: 23 Setembro, 2022 - 13h39
Escrito por: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) repudia veementemente e questiona a decisão do desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em determinar a retirada, da internet, das matérias do portal UOL sobre a aquisição de ao menos 51 imóveis com dinheiro em espécie pela família Bolsonaro.
O fato dos acontecimentos não terem passado ainda pelo crivo da Justiça não impede que o jornalismo aponte a suspeição dos mesmos, ainda mais quando envolvem pessoas públicas, ocupantes de cargos no Executivo e no Parlamento, que cujas ações devem e podem estar sempre sujeitas ao escrutínio da imprensa e da sociedade.
A censura imposta às matérias vai contra a liberdade de imprensa, que a própria Justiça deveria proteger, e ataca, mais uma vez, um dos mais importantes pilares da democracia.
Ninguém vai nos calar. Seguiremos em luta em defesa do livre exercício do jornalismo, da liberdade de imprensa e da Democracia.
Diretoria SJPDF