Sinrad-Df promove festa nesta sábado (8) para comemorar o dia do radialista
Em comemoração ao dia do radialista, em 7 de novembro, o Sinrad-DF, sindicato que representa a categoria, realiza a Festa do Radialista no próximo sábado (8), na Mansão Galápagos, na Rua 5, chácara 97, Vicente Pires. Será um churrasco para confraternização entre associados, amigos e familiares. O evento, que acontece anualmente, além de homenagear os […]
Publicado: 06 Novembro, 2014 - 14h50
Escrito por: Jean Maciel
Em comemoração ao dia do radialista, em 7 de novembro, o Sinrad-DF, sindicato que representa a categoria, realiza a Festa do Radialista no próximo sábado (8), na Mansão Galápagos, na Rua 5, chácara 97, Vicente Pires. Será um churrasco para confraternização entre associados, amigos e familiares.
O evento, que acontece anualmente, além de homenagear os radialistas, busca fortalecer a união dos trabalhadores. “A luta é difícil, mas unidos fica bem mais fácil de alcançar nossos objetivos”, afirma Cícero Gonzaga de Araújo, diretor do Sinrad-DF.
O Sinrad-DF representa há mais de 30 anos a categoria, que abrange aproximadamente 2.800 profissionais registrados no Distrito Federal. A profissão de radialista foi regulamentada pela lei 6.615, em 1.978. Nesta modalidade de comunicação, existem diversas áreas de atuação. Todos os profissionais da área devem ter o registro profissional de radialistas, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho-DRT, para desempenhar suas funções.
Democratização da comunicação
Segundo Cícero Gonzaga de Araújo, diretor do Sinrad-DF, atualmente, uma das principais lutas da categoria é pela Democratização da Mídia no Brasil. Para os radialistas a mídia deve beneficiar a população. O ouvinte não tem de ter só a função de escutar, os ouvintes devem participar opinar, questionar, denunciar problemas e descaso com a sociedade, a mídia deve ser aliada ao povo.
Para entidade, essa comemoração representa uma vitória para categoria. Mesmo com a inovação da tecnologia e o avanço da internet, os radialistas não permitiram que o rádio perdesse seu espaço de levar informação, entretenimento e alegria aos ouvintes e ajudar na integração de toda a população.
“O rádio está se modernizando, os radialistas agora têm uma nova parceira, a tecnologia. Nós não perdemos nosso valor! As pessoas nos escutam diariamente em casa, no trânsito e até mesmo pela internet. Isso só nos motiva”, avalia Cícero.
O dia do radialista era comemorado dia 21 de setembro, de acordo com um decreto do ex-presidente Getulio Vargas, para lembrar a fixação dos níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão. Mas, em 24 de julho de 2006, para homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso, um dos maiores radialistas do Brasil, a data comemorativa foi alterada para o dia 7 de novembro, data de nascimento do radialista.
A CUT Brasília e os sindicatos filiados felicitam a categoria dos Radialistas.
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília