Sindsep-DF realiza ato por recomposição salarial, nesta terça (3/10)
Segundo dados do Dieese, as perdas da categoria nos últimos quatro anos chegam a 27%
Publicado: 29 Setembro, 2023 - 10h30 | Última modificação: 29 Setembro, 2023 - 10h56
Escrito por: Sindsep-DF com informações da CUT
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF) realiza ato, nesta terça-feira (3/10), pela composição salarial da categoria. A mobilização acontece, a partir das 10h, em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Bloco K da Esplanada dos Ministérios.
O secretário-geral da entidade, Oton Pereira Neves, lembrou que o presidente Lula pediu que os sindicatos organizassem suas bases para pressionar o governo a atender suas demandas, tem em vista que existe pressão de todos os lados pelos recursos governamentais.
“A partir do momento em que ficam garantidos recursos para a recomposição salarial, fica mais viável a negociação para a estruturação e a reestruturação das carreiras”, afirmou.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as perdas salariais da categoria do período do governo Bolsonaro chegam a 27%.
Recurso no orçamento da União
Em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), dia 29 de agosto, o governo anunciou um orçamento de apenas R$ 1,5 bilhão para o reajuste do funcionalismo. “De fato, o recurso é totalmente insuficiente para um reajuste real com recomposição das perdas salariais e reestruturação das carreiras. No entanto, esse valor não é definitivo. Precisamos aumentar a nossa mobilização para garantir mais recursos e viabilizar um reajuste real”, disse o sindicalista.