Escrito por: Leandro Gomes
Desde o início de junho, inúmeras assembleias e reuniões estão sendo realizadas para a eleição de delegadas e delegados aptos à Plenária e para formulação de teses ao Plano de Lutas da Central
A 16ª Plenária Estatutária está chegando e os sindicatos CUTistas e os coletivos organizados pelas secretarias da Central já começaram a se organizar para a atividade. A Plenária, que acontecerá virtualmente nos dias 26, 27 e 28 de agosto, tem como objetivo atualizar o Plano de Lutas da Central, levando em consideração a atual conjuntura e as especificidades das diversas categorias de trabalhadoras e trabalhadores.
Como parte dessa preparação, desde o início de junho, inúmeras assembleias e reuniões estão sendo realizadas para a eleição de delegadas e delegados aptos à Plenária e para formulação de teses ao Plano de Lutas. Devido ao cenário de pandemia, os encontros estão sendo realizados virtualmente, o que é um desafio para a organização.
O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) − uma das entidades com maior base representativa no DF − foi uma das organizações que já realizou assembleia e elegeu as delegadas e os delegados para a Plenária. O encontro, que aconteceu no dia 3 de junho, demandou muita mobilização do Sindicato, devido ao formato virtual.
"O nosso maior desafio foi realizar a assembleia de forma virtual, parte da categoria não tem o hábito de realizar atividades virtuais, como as aposentadas e os aposentados, por exemplo. Sem contar que tem o agravante do cansaço natural da jornada virtual. Mas, mesmo assim, a categoria respondeu prontamente ao chamado. Foi um dia cansativo, mas ninguém arredou o pé de cumprir com seu compromisso com a Central", afirmou a diretora do Sinpro-DF Rosilene Corrêa.
Outras entidades CUTistas, como o Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados (Sindserviços-DF), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias, Transporte, Armazenamento, Distribuição, Vendas Internas e Externas, Exportação e Importação de Álcool, Bebidas e Derivados no Distrito Federal, e Municípios do Entorno (Sintrabe) e aFederação dos Trabalhadores No Comércio e Serviços do DF (Fetracom) também já realizaram assembleias.
Já o Sindicato dos Trabalhadores do Comercio e Serviço do DF (Sindicom) realiza assembleia na próxima terça-feira (13) e o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do DF e Entorno (Sintect-DF) nesta quinta-feira (8).
Os Coletivos, que são estruturados pelas Secretarias da CUT-DF, também está a todo vapor. Os Coletivos de Combate ao Racismo, LGBTQIA+ e das Trabalhadoras e dos Trabalhadores com Deficiência já realizaram reuniões virtuais e aprovaram as contribuições ao Plano de Lutas da Central. Já o Coletivo de Mulheres Trabalhadoras realiza reunião na segunda (12) e os Coletivos de Juventude, na terça (13), e de Comunicação, na quinta (15).
“Para que a Plenária, de fato, espelhe a base da CUT, devemos valorizar as organizações dos coletivos, que são os espaços em que muitos temas de interesse da classe trabalhadora estão em permanente construção. Sobre a participação dos sindicatos então, sabemos o quão é essencial que todas as categorias tenham voz na Central e a Plenária é um dos momentos mais relevantes para que todas e todos se coloquem com o protagonismo que ser delegada ou delegado nos dá, ”, afirmou a secretária de Comunicação da CUT-DF, Ana Paula Cusinato.
A Plenária
A 16º Plenária Estatutária da CUT-DF acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Entre outros pontos, a atividadedebaterá o cenário atual − que apresenta inúmeros ataques à classe trabalhadora − e, com base nas contribuições das diversas categorias, atualizará o Plano de Lutas da Central.
Para preparar as trabalhadoras e os trabalhadores, dois eventos antecederão a Plenária(veja abaixo). De acordo com Ana Paula Cusinato, a proposta dessas atividades prévias é transversalizar os debates dos Coletivos e Secretarias da CUT-DF.
"A ideia é que todos os temas sejam debatidos com foco em como eles interferem na classe trabalhadora neste momento. São debates atuais, que envolverão diversos segmentos e trarão mais contribuições à Plenária da CUT-DF", afirmou Ana Paula.
Confira a programação da 16º Plenária Estatutária da CUT-DF
ATIVIDADES PRÉVIAS
12 de agosto | 19h –Debate sobre os temas Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Cultura
19 de agosto | 19h - Debate sobre os temas Juventude, Mulheres, Combate ao Racismo, Movimentos Sociais e Direitos Humanos (LGBT e Trabalhadoras e Trabalhadores com Deficiência)
PLENÁRIA
26 de agosto | Conjuntura - Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF e convidados
27 de agosto | Debates
28 de agosto | Encerramento e comemoração do aniversário da CUT-DF