Escrito por: Sindicato dos Bancários de Brasília
A atividade teve o objetivo de conscientizar as trabalhadoras e trabalhadores sobre temas como violência doméstica e feminicídio
O Sindicato dos Bancários de Brasília, ao longo do mês de outubro, visitou as unidades lotéricas do Distrito Federal para dialogar com as trabalhadoras e os trabalhadores sobre a violência doméstica e o alto índice de feminicídio que ocorre na capital brasileira.
No último dia 26 de setembro, o Sindicato dos Bancários, junto com o Sindapoio e a CUT-DF, publicou uma nota de repúdio à tentativa de feminicídio que aconteceu em lotérica no Recanto das Emas. No documento, além de cobrar medidas efetivas do Governo do DF para combater o aumento dessa violência misógina, foi divulgado o canal de atendimento Viva sem Violência.
O projeto Viva Sem Violência, do Sindicato dos Bancários, possui plantão 24 horas por dia e sete dias por semana no atendimento que atende a todas as mulheres do DF em situação de violência doméstica. O contato é realizado pelo WhatsApp (61) 99292-5294.
A visita aos locais de trabalho, segundo avaliação de Talita Régia, diretora executiva do Ramo Financeiro da Fetec-CUT/CN, foi de grande relevância, ao aproximar as trabalhadoras e os trabalhadores do movimento sindical. “Após nossas visitas, eles estão mais conscientes que possuem um local de apoio e acolhimento para enfrentar os problemas que possam surgir no seu cotidiano. A luta sindical é coletiva e busca melhorar a qualidade de vida de todas e todos”, assegura a dirigente sindical.