acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Sindicato dos Bancários recorre ao BC para barrar compra do Master pelo BRB

Entre outros pontos, a entidade sindical alerta para os riscos de crise no sistema financeiro

Publicado: 03 Abril, 2025 - 11h27 | Última modificação: 03 Abril, 2025 - 14h30

Escrito por: Sindicato dos Bancários do DF

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
notice

O Sindicato dos Bancários de Brasília apresentou, nesta quarta-feira (2), reclamação formal ao Banco Central do Brasil (BC) solicitando a “intervenção cabível para que medidas sejam adotadas a fim de evitar a concretização” da aquisição do Banco Master, uma vez que ela representa um “ato atentatório à higidez do sistema financeiro nacional”.

No documento, o Sindicato expressa preocupação com os impactos da operação, marcada por uma série de potenciais irregularidades, como a ilegalidade do ato, a inadequação do preço e do procedimento de escolha, a gestão temerária e o risco ao sistema financeiro.

“A operação, segundo veiculado, desperta uma série de suspeitas, seja por conta das características do Banco Master, seja porque o Banco de Brasília (BRB) se trata de entidade estatal, sujeita, portanto, a uma série de controles públicos, inclusive àqueles decorrentes da comercialização de suas ações em mercado, por se tratar de instituição financeira”, diz o documento.

A reclamação diz ainda que a aquisição levanta uma série de dúvidas quanto à viabilidade financeira da operação e seus reflexos para os funcionários, clientes e para o próprio mercado bancário. Entre os principais pontos questionados estão possíveis riscos à solidez financeira do BRB; falta de transparência nos critérios da aquisição; impactos sobre os trabalhadores e clientes do banco; consequências regulatórias e estratégicas da transação.

“É papel deste Banco Central do Brasil minimizar os riscos decorrentes de tal operação, seja porque compromete a higidez do sistema bancário, seja porque as operações anteriormente feitas pelo Banco Master são, no mínimo, suspeitas”, sustenta o Sindicato na reclamação.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.