MENU

Sindicato dos Bancários lança documentário em comemoração aos 60 anos

"Palco de Luta" conta a história de organização da categoria e terá pré-estreia neste sábado (23)

Publicado: 20 Abril, 2022 - 14h37

Escrito por: Joanna Alves

notice

O Sindicato dos Bancários de Brasília completou 60 anos. E é tanta história para contar e tantos motivos para celebrar que as comemorações terão início neste sábado (23), com o pré-lançamento de um documentário imperdível sobre as seis décadas de existência. A partir das 19h, na tela do Cine Brasília (EQS 106/107), ‘Palco de Luta’ reúne depoimentos de quem fez e faz parte da trajetória exitosa do Sindicato. A cerimônia será conduzida pela atriz Lucélia Santos.

O filme, dirigido pelo premiado cineasta brasiliense Iberê Carvalho, volta ao passado com depoimentos emocionantes e remonta momentos importantes da história desta aguerrida entidade. O protagonismo na defesa dos direitos dos bancários e bancárias, no entanto, não é o único motivo para se orgulhar do Sindicato, que durante os 60 anos de existência ajudou a escrever páginas emblemáticas da história do DF e do Brasil.

Criado em meio ao grande canteiro de obras que era Brasília na década de 1960, o Sindicato cresceu com a capital federal. Sindicato Cidadão, a entidade sempre teve participação ativa na vida política, social e cultural do DF, desde a construção até os dias atuais. Mais do que lutar pela categoria bancária, o Sindicato esteve presente em importantes lutas da população, potencializando a cultura local e impulsionando ações por uma sociedade mais justa, equânime e democrática.

O documentário é uma realização do Sindicato com apoio da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), com produção da Pavirada Filmes.