Sindicalistas do DF participam do Enafor, em Praia Grande-SP

O encontro tem o objetivo organizar o Plano Nacional de Formação para o mandato 2023/2027

Publicado: 16 Abril, 2024 - 15h12 | Última modificação: 17 Abril, 2024 - 09h29

Escrito por: Leandro Gomes/CUT-DF

Até 19 de abril, cerca de 100 sindicalistas de todo o país se reúnem em Praia Grande, São Paulo, para o Encontro Nacional de Formação (Enafor), que faz parte do Projeto "DGB BILDUNGS WERK", da central sindical alemã DGB. O evento, que começou na última segunda (15), tem como mote “Esperançar: formação, organização e mobilização para as novas formas do mundo do trabalho”. Dois diretores da CUT-DF participam da atividade: Roberto Miguel, secretário de Formação, e Tiago Bitencourt, secretário da Juventude.

“O Enafor é um momento muito importante, pois, a partir das estratégias aprovadas no 14º CONCUT, construiremos o Plano Nacional de Formação. Além disso, a participação da juventude na atividade reforça a importância que a formação dá à renovação dos quadros da CUT”, destacou Roberto Miguel.

Já Tiago reforçou a importância da troca de experiências com os diversos segmentos que participam do encontro. “Aqui, estamos tratando da educação, organização e ação para as novas estruturas de trabalho no Brasil, o que inclui a juventude negra, periférica, estudantil, e outros segmentos. E, com essa troca de diálogo e conhecimentos de diversos estados, sairemos daqui mais enriquecidos, mais fortalecidos e dotados de conhecimentos para que, juntos, possamos construir o planejamento da juventude trabalhadora”, disse.

O Enafor

Realizado sempre depois do Congresso Nacional da CUT (CONCUT), o Enafor tem o objetivo de organizar o Plano Nacional de Formação para o mandato 2023/2027, construído a partir dos Planos Regionais e Estaduais, e de acordo com os Eixos e Diretrizes aprovados no 14º Congresso Nacional da CUT (14° CONCUT).

Encontro é constituído pela Rede Nacional de Formação da CUT e composto pela Secretaria Nacional de Formação Efetiva e Adjunta, Assessorias, Educadores, Coordenadores Gerais das Escolas Sindicais, Secretarias Estaduais de Formação e Secretarias dos Ramos.