acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Sindicalistas CUTistas tomam posse no Conselho dos Direitos da Mulher do DF

Publicado: 04 Setembro, 2023 - 13h45 | Última modificação: 04 Setembro, 2023 - 14h20

Escrito por: Leandro Gomes | Editado por: Marina Maria

notice

O Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), um dos principais ambientes coletivos de construção e implementação de políticas públicas voltadas às mulheres, conta com a participação de quatro sindicalistas CUTistas. A cerimônia de posse aconteceu na última quinta-feira (31).

Vitória Silva, secretária de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do DF e Entorno (Sintect-DF), Vilmara do Carmo, ex-diretora de  Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF), Antônia Silva, secretária de Mulheres do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF) e Thaísa Magalhães, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-DF, agora integram o Conselho, que é formado por representantes do poder público do DF e entidades da sociedade civil.

Ocupar e resistir

Essa não é a primeira que a CUT integra o CDM-DF. Sempre centrada na luta pelos direitos das mulheres, a Central, em parceria com sindicatos e movimentos feministas, ocupou duas vagas no Conselho, na última gestão do governo Ibaneis.

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-DF, Thaísa Magalhães, é fundamental que a CUT ocupe esses espaços coletivos de discussão de políticas públicas, como o CDM-DF. Para ela, são neles que o movimento de mulheres tem acesso a informações sobre a implementação de políticas públicas.

“A partir desse conhecimento, temos a possibilidade de denunciar para a sociedade os casos de negligências. Como por exemplo, por que o governo está dizendo que tá tudo bem e o DF só aumenta o número de casos de feminicídio? É porque não tem dinheiro investido nas políticas de proteção e sabemos disso detalhadamente porque estamos no Conselho”, disse.

Desafio e honra

Eleita para a suplência, Antônia Silva, conta que se sente honrada em ser uma das conselheiras, apesar de ser uma experiência desafiadora. “É a primeira vez que integro o Conselho e a expectativa é muito grande. O desejo é que consigamos aprovar algumas coisas da CUT e avançar na pauta em defesa dos direitos das mulheres. É fundamental ocuparmos esses espaços para o governo saber que existimos”, disse Antônia.

O mesmo sentimento é compartilhado por Vitória Silva, que ocupa uma cadeira como conselheira titular. “Compor o CDMDF é um novo desafio para mim, como mulher, mãe, trabalhadora e sindicalista, sinto-me honrada em pode dar voz e representar tantas outras mulheres. Com certeza, estarei presente para fiscalizar, participar de ações e de projetos sobre esse assunto tão caro para nós mulheres”, disse.

Já Vilmara do Carmo, eleita conselheira titular, destacou que o  Conselho “é um espaço de fiscalização e controle que a gente não pode abrir mão”.

“Um dos papeis do movimento sindical é justamente a cobrança da realização e garantia dos direitos. E sobre os direitos das mulheres trabalhadoras, a CUT tem cada vez mais centrado nessa atuação. Então, estamos ali no Conselho justamente para exercer essa atuação, na cobrança e fiscalização para que esses direitos sejam garantidos”, afirmou.

O Conselho dos Direitos da Mulher do DF

Criado pelo decreto nº 11.036 de 9 de março de 1988, o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF), é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa.

Vinculado à Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, O CMDF tem o objetivo de formular e propor diretrizes de ação governamental, em âmbito distrital, voltadas à eliminação da violência e da discriminação, à promoção e defesa dos direitos das Mulheres, assegurando a elas condições de liberdade e igualdade de oportunidades e direitos.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.