acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Sem testes para Covid-19, trabalhadores dos Correios do CDD Taguatinga Leste realizam paralisação nesta quarta (29)

Os trabalhadores dos Correios, lotados no Centro de Distribuição de Taguatinga Leste (CDD), realizarão paralisação nesta quarta-feira (29). A ação é uma medida para pressionar a empresa a realizar a retestagem dos servidores que atuam no local, onde mais um trabalhador testou positivo para Covid-19. A alegação da direção da estatal é que já foram […]

Publicado: 28 Julho, 2020 - 17h50

Escrito por: Leandro Gomes

Cutbsb@123
notice

Os trabalhadores dos Correios, lotados no Centro de Distribuição de Taguatinga Leste (CDD), realizarão paralisação nesta quarta-feira (29). A ação é uma medida para pressionar a empresa a realizar a retestagem dos servidores que atuam no local, onde mais um trabalhador testou positivo para Covid-19. A alegação da direção da estatal é que já foram realizados testes no grupo quando houve contaminação, no começo do mês.

“Está muito complicada a situação dos ECTistas aqui em Brasília. Mesmo com a pressão da categoria, a empresa não quer fazer a retestagem. O trabalhador que tem que fazer por conta própria. Ao fazer isso, a empresa coloca em risco a vida dos trabalhadores, de seus familiares e da população, já que podemos ser possíveis transmissores da doença, pois lidamos diretamente com o público. É um crime. Vale lembrar que quem já foi infectado pela Covid-19, não está imune e pode pegar novamente, como já ocorreu em outros casos”, afirmou a secretária de Comunicação do Sintect-DF ─ Sindicato que representa a categoria ─, Yslene Rayanne.

Segundo Yslene, a ação negligente da empresa se baseia em uma brecha na liminar conseguida pelo Sintect-DF. Com base no parecer, a estatal precisa disponibilizar testes para todos os trabalhadores de um determinado local de trabalho, caso haja contaminação de algum servidor. Entretanto, a liminar não dispõe sobre a realização de um novo teste, se houver outra contaminação no mesmo local. Diante dessa lacuna, a assessoria jurídica da entidade entrou com pedido de revisão da liminar.

Negligência recorrente

Essa não é a primeira vez que a direção dos Correios é negligente com os trabalhadores em meio à pandemia. No começo deste mês, os trabalhadores do CDD Santa Maria realizaram paralisação após um servidor testar positivo e a direção dos Correios se negar em afastar os funcionários e a realizar a nova testagem. Mesmo com a mobilização, não foram disponibilizados novos testes para o grupo.

No início da pandemia, até mesmo medidas de proteção básicas, como máscara e álcool em gel, só foram conseguidas por meio de ações judiciais movidas pelo Sintect-DF.

Fonte: CUT-DF 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.