MENU

Rodrigo Britto assume presidência da Fetec-CUT/CN

Britto é ex-presidente e atual secretário de Comunicação da CUT-DF. O sindicalista também presidiu o Sindicato dos Bancários de Brasília

Publicado: 16 Maio, 2024 - 13h17 | Última modificação: 16 Maio, 2024 - 13h36

Escrito por: Fetec/CN

Fetec/CN
notice

A 17ª Conferência Regional da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) começou nesta terça-feira 14 de maio, em Brasília, com a posse do novo presidente da entidade, Rodrigo Britto, em substituição a Cleiton dos Santos Silva, que deixa a presidência após sete anos no posto.

“É um privilégio e uma honra assumir essa missão de prosseguir o trabalho e concluir o trabalho do companheiro Cleiton à frente dessa grande federação”, disse ao assumir a presidência Rodrigo Britto, diretor da Fetec-CUT/CN, ex-presidente do Sindicato de Brasília, ex-presidente e atual diretor de Comunicação da CUT-DF e um dos vice-presidentes do Conselho Diretor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

“É importante que nós, como dirigentes sindicais cutistas, sempre possamos lembrar da nossa origem, que foi construída a partir do trabalho de base, que faz com que as importantes entidades sindicais que temos nessa mesa sejam o principal instrumento de luta dos trabalhadores do ramo financeiro na região Centro-Norte”, acrescentou o novo presidente da Fetec-CUT/CN, que é funcionário do Banco do Brasil. “Enquanto entidade de grau superior, a principal função da nossa Federação é fortalecer cada entidade que aqui está representada.”

Cobrar responsabilidade socioambiental dos bancos

Cleiton dos Santos deixa a presidência da Fetec para retornar ao Banco do Brasil, onde assessorará a vice-presidência de Governo, Negócios e Sustentabilidade. Em seu discurso de despedida, Cleiton alertou que esse será um ano de muitos desafios e defendeu que, além da defesa do emprego e da saúde e condições de trabalho, os bancários devem exigir dos bancos na campanha nacional deste ano “responsabilidade socioambiental para enfrentar a crise climática”, que assola o Rio Grande do Sul e provocou seca na Amazônia no ano passado.

“Temos 4 biomas na nossa base e precisamos atuar enquanto federação, conhecendo e vivendo os problemas ambientais. Portanto, temos a responsabilidade de pautar esse tema e exigir dos bancos que financiem as atividades que preservem o meio ambiente”, ressaltou Cleiton.

Seeb de Ponta Porã participa de sua primeira conferência da Fetec

Pela primeira vez, o Sindicato de Ponta Porã (MS) participa de uma Conferência Regional da Fetec-CUT/CN. Em assembleia realizada dia 27 de março, os bancários de Ponta Porã aprovaram por unanimidade um novo estatuto do entidade, que inclui a filiação à Federação do Centro-Norte, tornando-se assim o 13º sindicato da base da Fetec. Saiba como foi.

Saudado pelo plenário da 17ª Conferência, o presidente do Seeb de Ponta Porã, Marcelo Lugo, agradeceu a acolhida e disse que dessa forma os bancários de seu município atingem uma antiga aspiração, de fazer parte do processo de luta da Federação dos Bancários do Centro-Norte.

Além de Rodrigo, Cleiton e Marcelo Lugo, fizeram parte da mesa de abertura da 17ª Conferência Regional da Fetec-CUT/CN, que está sendo realizada em Brasília e termina nesta quarta 15 de maio, os seguintes dirigentes sindicais (na foto):

  • Eduardo Araújo, presidente do Seeb Brasília
  • Tatiana Oliveira, presidenta do Seeb Pará
  • João Dourado, presidente do Seeb de Mato Grosso
  • Ivone Colombo, presidenta Seeb de Rondônia
  • Neide Rodrigues, presidenta Seeb de Campo Grande
  • Almir Simão Araújo, presidente do Seeb de Rondonópolis (MT)
  • Eudo Raffael Lima da Silva, presidente do Sindicato do Acre
  • José Geraldo, diretor do Sintraf-Ride
  • Samuel Bastos, presidente do Sintraf Amapá
  • Carlos Longo, presidente do Seeb Dourados (MS)
  • Adauto Andrade Martins, presidente do Sintraf Roraima

Fonte: Fetec-CUT/CN