Rodoviários realizam assembleia, neste domingo (19), para avaliar campanha salarial

Em meio às negociações no Ministério Público, sindicato mobiliza categoria para avaliar proposta e decidir os próximos passos da luta

Publicado: 16 Novembro, 2023 - 14h21 | Última modificação: 16 Novembro, 2023 - 14h34

Escrito por: CUT-DF

Marina Maria

Rodoviárias e rodoviários do DF realizam assembleia neste domingo (19), para avaliar as negociações da campanha salarial e definir os próximos passos da mobilização em torno de um acordo coletivo justo. O encontro acontecerá no estacionamento do Conic, a partir das 8h30.

Os trabalhadores reivindicam a manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho ─ vencido desde 1º de agosto ─, reajuste salarial acima da inflação e condições de trabalho dignas. Sem avanços nas conversas com as empresas, a categoria paralisou as atividades no dia 6 de novembro e, após mediação do Ministério do Trabalho, suspendeu a greve momentaneamente para retomada das negociações.

De acordo com boletim divulgado pelo Sinttrater ─ sindicato que representa a categoria ─, após a suspensão do movimento paredista, ocorreram dois encontros com as empresas, que não resultaram em nenhum entendimento entre as partes. Pelo contrário, os patrões chegaram a retirar a proposta apresentada de reajuste de 5,33% nos salários, no plano de saúde e no plano odontológico, de 8% no tíquete alimentação, e de 10% na cesta básica.

Além disso, destaca a entidade sindical, tanto as companhias que operam os ônibus na capital federal quanto o Governo do Distrito Federal alegam não ter recursos financeiros para atender as reivindicações da categoria.

Rodoviários da Marechal

O informe fala ainda sobre a situação dos rodoviários da empresa Marechal, que tiveram seus salários atrasados neste mês por negligência do GDF. O grupo chegou a estender a paralisação iniciada no dia 6 para exigir o imediato pagamento dos vencimentos. “Será feito acompanhamento permanente da situação da empresa e providencias para que os direitos dos trabalhadores sejam assegurados”, destaca o boletim, que pode ser lido integralmente aqui.