Escrito por: Marina Maria
No mês de março, serão dois programas sobre a temática, sempre aos domingos às 11h30
O programa da Rádio Peão deste domingo (3) é inteiramente dedicado às mulheres. Tanto pelas composições que vão aparecer no episódio quanto pelos debates e a entrevista com a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-DF, Thaísa Magalhães. No ar todos os domingos a partir das 11h30, na 100,9 FM com reprise às quintas às 20h30, o conteúdo mescla música brasileira de qualidade com temas relevantes para as trabalhadoras e os trabalhadores.
Com um repertório que passa por Rita Lee, MC Carol, Gal Costa e outros grandes nomes brasileiros, o episódio reforça a força, a inteligência e a capacidade de mudar a realidade das mulheres, além de falar sobre as origens do 8 de março e reforçar a convocatória para o ato político-cultural que vai acontecer em Brasília na data, com concentração a partir das 16h na praça Zumbi dos Palmares e apresentação musical a partir das 19h, em frente à CUT-DF.
Viver para transformar
Em entrevista que poderá ser ouvida na íntegra no próximo episódio da Rádio Peão, Thaísa Magalhães reforça a importância de as mulheres se organizarem em coletivos. “Somos nós mulheres que conseguimos entender o que é machismo, misoginia, patriarcado, sem usar nenhuma dessas palavras que a gente usa muito nos estudos mas que não é muito cotidiana”, pontuou a sindicalista.
“A gente viver numa sociedade enquanto mulher é o que nos faz criar ferramentas de sobrevivência. Na organização coletiva de mulheres a gente ensina, aprende, troca táticas e estratégias de ir mudando a realidade. E para transformar a sociedade é preciso transformar a vida das mulheres. A gente luta para viver, mas a gente vive mesmo é para transformar e juntas somos mais fortes”, afirmou Thaísa.
Além da veiculação na Rádio Cultura FM, é possível ter acesso a este e aos outros episódios do programa no site da CUT-DF.