Professoras/es da rede pública do DF realizam assembleia nesta quinta (25)
Atividade acontece a partir das 9h30, no estacionamento da Funarte
Publicado: 24 Maio, 2023 - 15h54
Escrito por: Leandro Gomes | Editado por: Marina Maria
Em greve, professoras e professores da rede pública do DF realizam uma nova assembleia nesta quinta-feira (25). O encontro deve definir os próximos passos do movimento paredista, após a última reunião entre a Comissão de Negociação do Sinpro-DF ─ sindicato que representa o grupo ─ e Governo do DF, que aconteceu nessa quarta (24).
A última proposta apresenta pelo GDF foi rejeitada pelo magistério, que entendeu que, apesar de indicar avanços, ainda há ajustes a serem feitos para que os pontos estejam mais próximos de atender as necessidades da categoria.
Entre as alterações pleiteadas estão a antecipação da incorporação da Gaped/Gase para este ano; a redução de padrões para chegar mais rápido ao topo da tabela salarial; e a melhoria dos percentuais da progressão horizontal e do step vertical, por exemplo.
Autoritarismo
Em uma nova demonstração de truculência e autoritarismo, o governador do DF, Ibaneis Rocha, acionou, mais uma vez, a Justiça, para dobrar a multa diária imposta ao Sinpro-DF pela paralisação. O valor estabelecido inicialmente de R$ 300 mil passaria a R$ 600 mil.
Outra medida do GDF para enfraquecer o Sindicato e, consequentemente, a mobilização da categoria, foi o bloqueio da contribuição sindical feita pela Secretaria de Educação do DF ao Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF). Além disso, a Pasta anunciou o corte do ponto dos grevistas.
Diante dessas ações autoritárias, o Comando de Greve da Educação reafirmou que “quem decide o fim da greve é a categoria em suas assembleias”. “A solução para o impasse está nas mãos do governo, não por meio do Poder Judiciário, mas sim, por meio da negociação! Para isso, é fundamental que na reunião desta quarta o governo traga avanços sobre a proposta apresentada”, afirmou a entidade.