acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Pressão do Sindlurb e da CUT reverte demissões de trabalhadores da limpeza urbana

Além das demissões em massa, os atrasos nos benefícios e o assédio moral revoltaram os trabalhadores do segmento no DF

Publicado: 06 Fevereiro, 2025 - 11h43 | Última modificação: 06 Fevereiro, 2025 - 11h53

Escrito por: Marina Maria | Editado por: Leandro Gomes

Sindlurb DF
notice

A intensa mobilização das trabalhadoras e dos trabalhadores da limpeza urbana garantiu, nessa quarta-feira (5), a reversão do processo de demissão coletiva da empresa Noresa Novo Rio. Cerca de 40 avisos prévios já haviam sido assinados. Além das demissões, a empresa atrasou benefícios como as férias de janeiro, o 13° tíquete-alimentação e o retroativo da data-base. O plano de saúde também não estava sendo pago e faltavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o grupo. 

A paralisação começou na segunda-feira (3). De lá para cá, foram realizados protestos na frente da empresa e tentativas de negociação. Diante da pressão, na manhã dessa quarta (5), a Noresa se reuniu com o Sindicato que representa a categoria no DF, o Sindlurb, e a CUT-DF, para tentar resolver o impasse.

Agora, a empresa tem até o dia 28/2 para pagar todos os benefícios atrasados e readmitir os trabalhadores que já haviam assinado o aviso prévio. Caso o acordo não seja cumprido, a categoria vai cruzar os braços novamente. 

“Fora, Paulo!” 

Os trabalhadores ainda denunciaram com faixas e cartazes um gestor da empresa acusado de assédio moral. “Esse supervisor não tem pudor e distinção se o sindicato está ali ou não, ele grita com o trabalhador, ameaça de mandar embora, e tudo isso em público”, explicou o presidente do Sindlurb-DF, José Cláudio.

Para a liderança sindical, o mais importante nesse processo foi parar a demissão em massa que estava em curso na empresa. “A participação de cada um e de cada uma foi fundamental para garantir essa vitória. Se a empresa não cumprir a parte dela no acordo, vamos mobilizar a categoria novamente”, garantiu Cláudio. 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.