Ouça o programa "Rádio Peão"

A Rádio Peão vai ao ar todos os domingos, às 11h30, na Cultura FM 100,9

Publicado: 04 Dezembro, 2023 - 10h26 | Última modificação: 08 Abril, 2024 - 09h43

Escrito por: CUT-DF

EP 19 - Povos Indígenas

Com a participação especial da deputada federal Juliana Cardoso, que tem origem indígena, o episódio 19 da Rádio Peão aborda as lutas atuais dos Povos Indígenas. O repertório musical do programa é composto só por artistas indígenas.

EP 18 - 60 anos do golpe militar

A música brasileira foi uma grande testemunha histórica da repressão, da censura, do autoritarismo e da violência do regime militar. E tudo isso começou dia 31 de março de 1964, 60 anos atrás. Vamos relembrar as músicas e os personagens artísticos que, mais uma vez, lutaram com sua arte contra as arbitrariedades. A entrevista é com a ex-deputada distrital, ex-vice-governadora, médica e militante Arlete Sampaio.

EP 17 - A luta da comunidade de Olhos D' Água

Olhos D'Água é um vilarejo que pertence ao município de Alexânia (GO). Desde o ano passado, a comunidade local vem enfrentando problemas com tentativas recorrentes de atropelar sua cultura, suas tradições e seu meio ambiente. Saiba mais sobre tudo isso no nosso programa! A entrevista é com Áurea Lu, que faz parte da comunidade de Olhos D'Água há 40 anos.

EP 16 - Especial Elis Regina

Dia 17 de março, Elis Regina completaria 79 anos. Uma das maiores artistas da nossa história marcou a música brasileira para sempre com sua voz, seu carisma e pela sua habilidade para escolher repertório, sempre bem posicionado e tratando da vida do povo.

:: ::

EP 15 - Dia Internacional de Luta da Mulher (Pt 2)

No segundo programa sobre o Dia Internacional da Mulher, abordamos as reivindicações atuais das feministas diante do contexto de violência e de profunda desigualdade no interior da família e no mundo do trabalho. Com aquele repertório musical sempre especial, que você já conhece!

:: ::

EP 14 - Dia Internacional de Luta das Mulheres (Pt 1)

Neste programa, falamos das origens do Dia Internacional da Mulher e da importância das trabalhadoras nessa construção. O repertório é diverso como as mulheres brasileiras! Nossa entrevistada é Thaísa Magalhães, secretária de mulheres da CUT-DF.

EP 13 - Dia do Rádio

A Rádio Peão celebrou o Dia do Rádio, que foi dia 13 de fevereiro. A cada ano, as tecnologias se aprimoram mais e mais, diversificando os meios de comunicação e de conexão entre as pessoas. No entanto, o rádio continua cumprindo seu papel firme e forte. A entrevista é com o coordenador da Rádio Cultura FM Brasília, Eduardo Duraes.

EP 12 - Volta às Aulas

Quando as aulas na rede pública de ensino recomeçam, no início de cada ano, movimenta toda a dinâmica do Distrito Federal! E é sobre a importância da vivência na escola pública que nós vamos falar neste programa, com um repertório musical especialíssimo pra motivar todo mundo!

EP 11- Carnaval

E é Carnaval!!! Vem brincar a folia com a Rádio Peão, que separou pra você expressões diversas da música que embala a maior festa popular do Brasil!

EP 10 - Especial Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho é um dos artistas mais queridos do Brasil, principalmente por ser a cara do povo brasileiro! Nesta edição da Rádio Peão, nós celebramos a vida e a obra desse craque do samba.

EP 9 - Dia do Carteiro

O Dia do Carteiro foi comemorado em 25 de janeiro, e eis uma ótima oportunidade de celebrar todas as categorias de trabalhadores dos Correios! Além de um set-list pra lá de especial, temos entrevista com a presidenta do Sintect-DF, Amanda Corcino

EP 8 - Combate à Intolerância Religiosa

O programa desse 21 de janeiro não poderia ter outro tema: esse é o Dia de Combate à Intolerância Religiosa. No Brasil, a intolerância religiosa se confunde com o racismo estrutural. Nosso entrevistado é Daniel Kibuku, militante do movimento negro, iniciado no candomblé há 8 anos, na Inzo Ana Nzambi, casa de candomblé de Angola. E aquele repertório musical bonito e surpreendente de sempre!

EP 7 - Especial Nara Leão

O programa de domingo, 14 de janeiro, comemorou os 82 anos do nascimento de Nara Leão, uma grande artista brasileira que sempre se dedicou à música e à cultura do país, nas suas variadas expressões.

::

EP 6 - Ano novo, vida nova!

O primeiro programa de 2024 traz o aroma da esperança que o ano novo sempre tem! As músicas desta edição celebram a renovação, o tempo e as lutas que nos aguardam.

::

EP 5 - Viva Rita Lee

O último programa de 2023 lembra do primeiro aniversário de Rita Lee sem sua marcante presença física. Lembraremos sua obra e sua importância para a música brasileira, bem como a sua identificação com as mulheres.

EP 4 - Samba

No mês que comemoramos o Dia Nacional do Samba, o programa é inteirinho dele! Para essa festa, preparamos um repertório em que os sambistas falam sobre sambistas que admiram! A entrevista é com o compositor Sérgio Magalhães.

EP 3 - Comunicações

A terceira edição da Rádio Peão falará sobre comunicações e como as revoluções tecnológicas relacionadas a elas impactaram a sociedade brasileira. A entrevista é com João Brant, Secretário de Políticas Digitais do Governo Federal.

EP 2 - Direitos Humanos

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Rádio Peão não poderia ter outro assunto! Vamos explorar as diversas pautas relacionadas ao tema com música brasileira de qualidade e entrevista com Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT.

EP 1 - Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

No programa de estreia, a Rádio Peão mostra que a música brasileira sempre abordou a questão do trabalho, nas suas diversas manifestações. A entrevista é com o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, que fala dos desafios atuais e da luta de trabalhadores vinculados a aplicativos.