Em ato solene realizado na CUT Brasília nessa segunda-feira (3), a nova diretoria eleita do Sindicato dos Empregados em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins – Sindecof-DF tomou posse. O grupo foi escolhido no processo eleitoral realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013, e cumprirá mandato de […]
sindecof2
“Estamos fazendo um plano de atendimento à nossa base, pois ela é muito dividida. Diferente de outros sindicatos que negociam com uma entidade, o Sindecof negocia com 34 Conselhos, ou seja, produz 34 acordos coletivos por ano. Por isso é essencial o apoio dos delegados sindicais”, afirma Freitas.
O novo presidente do Sindecof-DF afirma que a diretoria eleita dará prosseguimento ao trabalho realizado pelo grupo antecessor, presidido até então por Douglas de Almeida, atual secretário de Juventude da CUT Brasília. Com isso, será dado prosseguimento à luta pela transposição jurídica do regime trabalhista da categoria, de celetista para o Regime Jurídico Único. “Assim, os trabalhadores dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional terão os mesmos benefícios e prerrogativas dos servidores públicos, como a estabilidade empregatícia, por exemplo”, explica o novo presidente do Sindecof, Luiz Fernando.
Outro ponto de luta destacado por Luiz Fernando é o combate ao assédio moral nos locais de trabalho. Segundo ele, essa ainda é uma realidade nos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional. “São entidades políticas, então, sempre há os cargos comissionados, troca de interesses”, afirma.
Unidade na luta
Durante a solenidade de posse, o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, deu boas vindas à nova direção do Sindecof-DF, colocou a Central à disposição da entidade sindical e ressaltou a importância da solidariedade de classe.
sindecof1
A solidariedade de classe também foi destacada pelo secretário de Comunicação da CUT Brasília, Marcos Júnio, que ressaltou a importância da Central para a manutenção deste princípio. “Nossa bandeira, tanto da CUT Brasília como dos nossos sindicatos filiados, é defender a pauta da classe trabalhadora como um todo. E a CUT é o elo entre essas entidades. Através da Central unimos forças e garantimos vitórias”, disse.
Juventude avante
O novo presidente do Sindecof-DF tem como uma das características marcantes a juventude. Com 25 anos de idade, Luis Fernando mostra disposição para enfrentar a luta em defesa dos trabalhadores de Conselhos e Ordens de Fiscalização e de outras categorias.
“A presença da juventude na direção do Sindecof não é algo novo. Eu também comecei no Sindicato com pouca idade e este foi um dos pontos mais positivos para que eu tivesse garra, coragem e perseverança de dar andamento à luta da categoria. Precisamos de jovens em todos os espaços sindicais, inclusive em cargos estratégicos, como é o caso de Luiz Fernando”, afirma Douglas de Almeida, ex-presidente e agora secretário de Formação Sindical eleito do Sindecof-DF.
Veja a lista completa dos dirigentes do Sindecof-DF eleitos no último processo eleitoral
DIRETORIA EXECUTIVA
Titulares:
1- Luiz Fernando do Amaral Freitas (OAB/DF) – Presidente
2- Genelson Nascimento Almeida (MUTUA) – Secretário-Geral
3- Arlindo Roque dos Santos (CRA-DF) – Secretário de Finanças
4- Pablo Silvestre Romualdo da Silva (COFEN) – Sec. Assuntos Jurídicos
5- Flávia Botelho Cassimiro (CFM) – Sec. Eventos
6- Tatiana Godoi Vieira Martinelli (CASSI) – Sec. Comunicação
7- Douglas de Almeida Cunha (CAA/DF) – Sec. Formação Sindical
Suplentes:
1- Dazi Antunes Corrêa (CRP/DF)
2- Gustavo Silva Farias (OAB/DF)
3- Alexandre da Cunha Mesquita Café (MUTUA)
4- Tarcísio Mendes Sales (CONFEA)
5- Ramiro Ferreira de Souza (CREA-DF)
6- Atuzilis Gomes Maciel (CRA/DF)
7- Jailson Cabral de Lima (CASSI)
Conselho Fiscal:
1- Isaias Alves dos Santos (CFA)
2- Francisco Costa Cavalcante (OAB/DF)
3- Marcelo Ribeiro Medeiros (COFEN)
4- José Luiz Pereira Barbosa (COFECON)
5- Elderson Ferreira da Silva (COFEN)
6- Antônia Maria Câmara Leda (CRA/DF)
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília