Escrito por: Marina Maria

Nova diretoria da CUT-DF realiza primeira reunião

Os dirigentes sindicais estarão à frente das lutas da Central pelos próximos quatro anos

Maracatu

Eleita no último Congresso Estadual da CUT-DF , a nova diretoria da Central se reuniu na noite dessa quinta-feira (31) para uma rodada de apresentação e para entender as normas e estruturação da CUT, maior central sindical da América Latina.

O presidente reeleito da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, destacou que essa direção tem um grande número de dirigentes novos. “Nossa diretoria tem 36 pessoas, dentre as quais, 15 continuam da gestão passada e 21 são pessoas que, ou estão cumprindo o primeiro mandato na Central ou foram da direção em outro momento e agora retornam. Por isso, a importância desse encontro”, afirmou.

Estrutura da CUT

A estrutura da CUT e sua organização enquanto central sindical também foi pauta do encontro. O secretário-geral da entidade, Douglas Almeida, explicou que a Central é formada por organizações sindicais e associações profissionais por ramo de atividade. Douglas falou ainda sobre a estrutura da entidade, que se organiza de forma vertical e horizontal.

A organização vertical, destacou o secretário, parte dos locais de trabalho, por ramo de atividade econômica, buscando aglutinar as atividades afins em suas formas organizativas, como por exemplo, as organizações sindicais de base, os sindicatos por ramo de atividade econômica, e as confederações e federações nacionais por ramo de atividade econômica.

Já a organização horizontal, têm o objetivo de construir a unidade das trabalhadoras e dos trabalhadores, promovendo sua organização intercategoria profissional enquanto classe em nível regional, estadual e nacional. Esta organização é representada pelas CUT’s regionais, estaduais e nacional.

Dirigente da Classe Trabalhadora

O secretário de Formação da CUT-DF, Roberto Miguel, explicou para os novos diretores a responsabilidade inerente aos cargos de direção na entidade.

“Ser dirigente da CUT é diferente de ser dirigente do Sindicato. A CUT é um ser coletivo. Quando o diretor de uma pasta assume determinada postura ou atitude, ele está representando a Central. Ser dirigente da CUT é ser dirigente da Classe Trabalhadora e isso é muito forte politicamente. Por isso, temos que tomar as decisões sempre pensando nas diretrizes da Central”, afirmou.

Próximos encontros

A reunião foi um primeiro passo na reorganização da CUT-DF a partir da nova diretoria recém-eleita. Nos próximos meses, ainda sem data definida, será realizado o planejamento estratégico e detalhado da Central e de cada secretaria. A data para esse encontro ainda está sendo definida.

Além disso, a direção executiva se reunirá a cada 15 dias, e a estadual, a cada três meses, como prevê o estatuto da entidade.