Mulheres | Formação voltada para as trabalhadoras reúne sindicalistas em Brasília
Atividade sensibilizou e reforçou a necessidade de mudanças para melhorar a vida das mulheres
Publicado: 30 Junho, 2025 - 13h55 | Última modificação: 30 Junho, 2025 - 14h18
Escrito por: Marina Maria
História, conjuntura, desafios e as transformações necessárias para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos foram alguns dos temas discutidos na manhã desta sexta-feira (27). No auditório da CUT-DF, mulheres da direção e da base do SAE-DF participaram da formação: “História do Movimento Sindical para as Mulheres”, disponível para todos os sindicatos CUTistas que tiverem interesse em avançar na pauta das trabalhadoras.
O evento contou ainda com uma dinâmica onde as participantes puderam refletir e conversar sobre as origens do patriarcado, as ações necessárias para resolver os problemas ocasionados por esse sistema, e os frutos desta mudança na vida das mulheres.
“O sindicato é um pedaço da sociedade, então ele tem esses problemas refletidos, mas pode e deve ser, apesar disso, uma importante arma para combater o racismo, o machismo, o patriarcado, construir políticas, propor, pressionar”, afirmou a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-DF, Thaísa Magalhães, responsável pela atividade.
No primeiro momento, Thaísa conduziu uma palestra sobre a trajetória histórica e as importantes conquistas das mulheres desde o início do movimento sindical no Brasil. A dirigente CUTista realizou um documentário sobre o tema, que pode ser visto integralmente AQUI.
O encontro foi realizado em parceria com a secretaria de Sexualidade, Raça e Políticas para as Mulheres do SAE-DF, coordenada por Nilvia Rodrigues. “Foi muito gratificante e até mesmo emocionante ver essas mulheres reunidas aqui hoje, compartilhando suas histórias, dificuldades e esperanças”, afirmou Nilvia.
“É muito importante levar esse conhecimento para as mulheres sindicalistas e as trabalhadoras de base de todos os segmentos, como uma forma de gerar informação e formação. Comunicação é poder e precisamos nos apropriar desse instrumento diariamente”, afirmou Thaísa
O sindicato que tiver interesse em realizar esta atividade de formação para as mulheres deve entrar em contato com a secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-DF para o agendamento.
>>>> Veja mais fotos da atividade.