Moradores de Samambaia Norte se reuniram nesta quinta-feira (27) no Anexo do Palácio do Buriti com representantes do GDF para reivindicar o cumprimento das obras de infraestrutura atrasadas há anos. As principais queixas dos moradores são referentes à saúde, à educação, ao transporte, ao lazer e à segurança pública.
Bututy (1)
Está foi a terceira reunião para tratar acerca destes problemas.De acordo com os integrantes da prefeitura comunitária de Samambaia, os moradores têm sofrido com o descaso do GDF, pois as obras em questão são fundamentais para garantir a qualidade de vida da população.
Os moradores afirmam, ainda, que a situação dos postos de saúde da região está precária. “O atendimento é lento e sempre falta medicamentos. Isso é inadmissível. Com saúde não se brinca”, ressalta o prefeito comunitário Délcio Pereira.
Bututy (3)A população também sofre com os constantes ricos de contaminação. Os moradores alegam que uma empresa privada da região realiza o descarte inadequado de dejetos na natureza, causando mau cheiro e atraindo insetos.

Além disso, falta saneamento básico, asfalto, transporte coletivo, policiamento e muitos outros serviços e equipamentos públicos.
Ao término do encontro, representantes do governo se comprometeram em realizar os devidos levantamentos e entregar as obras até o final do ano. Estavam presentes representantes da Codhab, SLU, Sinesp, Caesb, Administração Regional de Samambaia, Casa Civil e CEB.
Para o prefeito comunitário, Délcio Pereira, mais uma vez a população terá que aguardar por promessas, mas alerta que, caso não haja uma solução, os moradores de Samambaia Norte realizarão um acampamento permanente em frente aos órgãos governamentais responsáveis pelas obras.
Bututy (8)
“Estamos na expectativa de que a nossa voz seja ouvida. É lamentável a inércia do GDF frente aos problemas tão graves como estes. Não é de hoje que alertamos e reivindicamos uma solução para a situação em que vivemos. Se for preciso vamos mobilizar toda a população de Samambaia Norte”, disse.
O diretor Estadual da CUT Brasília, Francisco Hélio, ressalta a importância da participação de todos para garantir as melhorias. “Nós da CUT apoiamos esses moradores. Nossa luta é por tudo que envolve a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, seja no local de trabalho ou de moradia. Estamos na luta para garantir que o governo cumpra suas obrigações, mas para isso é preciso que todos se mobilizem. Não aceitaremos que o governo prejudique esses moradores dessa forma, pois é dever do Estado garantir o bem estar de todos”, concluiu.