Moção de Repúdio ao descaso do GDF às Pessoas com Deficiência

Na contramão da maioria dos Estados e Federações, o DF ainda não realizou a etapa distrital da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado: 08 Maio, 2024 - 17h06 | Última modificação: 10 Maio, 2024 - 12h16

Escrito por: Coletivo dos Trabalhadores com Deficiência da CUT-DF

Jean Maciel

O coletivo de trabalhadores com deficiência da CUT-DF repudia a postura irresponsável e desdenhosa do GDF em ignorar a importância da realização da Etapa Distrital da  V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A atividade é esperada há anos pelo segmento, tendo sido adiada sistematicamente pelos governos Temer e Bolsonaro. Agora, quando finalmente o governo federal toma a frente e convoca a Conferência, o GDF exclui a nossa população de um debate que faz toda a diferença para nós, onde poderíamos discutir questões como a mobilidade, saúde, transporte, segurança, empregabilidade, reserva de vaga em concursos públicos, dentre outros.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CUT-DF (@cut_df)

Denunciamos com veemência o descaso deste governo com uma parcela tão vulnerável da população. A inação do GDF revela o seu descompromisso com a pauta, e na prática se converte em mais um ataque aos nossos direitos. Talvez o medo ou vergonha de prestar contas da sua gestão trágica das políticas voltadas para população PcD sejam a explicação para tamanha agressão. É necessário que o GDF respeite os direitos das pessoas com deficiência, além de criar políticas públicas que atinjam suas necessidades mais prementes.

Conclamamos assim todas as trabalhadoras e trabalhadores PCD’s a se unirem a nós na cobrança ao Governo Ibaneis para que apresente o quanto antes um calendário factível para realização da nossa Conferência Distrital. Não aceitaremos que o Distrito Federal, que sediará a Conferência Nacional no mês de julho, não tenha participado e feito a Conferência Distrital, e seja a única unidade da federação ausente nesse importante debate na busca de direitos e construção de uma sociedade mais justa para todas e todos.

Coletivo dos Trabalhadores com Deficiência da CUT-DF,
8 de maio de 2024.

Assista ao vídeo e saiba mais.