O escritor Vito Giannotti, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC, lança nesta quinta-feira (6) mais um livro sobre a importância da comunicação dos trabalhadores para a transformação da sociedade. Esse tema tem pautado sua atuação e de todo o NPC nos últimos 20 anos, com a promoção de cursos, palestras e seminários pelo […]
livrovito
Além de apresentar uma sólida base teórica, “Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia” oferece dicas práticas aos sindicatos e movimentos populares que desejam construir e aprimorar seus veículos de informação. Aborda, portanto, os meios impressos, rádios, TVs e internet, pensando em como aperfeiçoar desde a pauta até a linguagem e a diagramação, para que esses veículos sejam atrativos e compreendidos pela maioria da classe trabalhadora.
O jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense – UFF, Dênis de Moraes, assina a orelha do livro, que ainda conta com comentários dos jornalistas Laurindo Leal Filho, Beto Almeida e Hamilton Octavio de Souza. A jornalista e professora de história Claudia Santiago, também coordenadora do NPC, explica na apresentação da obra: “Giannotti acredita que as ideias dominantes na sociedade são as ideias da classe dominante. E estas são transmitidas para toda a sociedade pelos ‘meios de comunicação dos patrões’, como enfatiza em seus inúmeros artigos e palestras. Ele não acredita que sindicatos e movimentos sociais devam implorar ou pagar por pequenos espaços nos jornais da burguesia que, na visão de Vito, defendem única e exclusivamente os interesses da classe patronal. Defende que estes devem ter seus próprios instrumentos de comunicação – jornais, rádios, TVs, redes sociais”.
O livro é voltado para professores de comunicação, estudantes, sindicalistas, militantes sociais e todos aqueles interessados em entender a importância dos meios de comunicação na formação das ideias e na prática social. Custa R$ 25 e está à venda na Livraria Antonio Gramsci, que fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (fundos do prédio). Interessados em adquirir podem também solicitar pelo e-mail livraria@piratininga.org.br. Outras informações pelos telefones (21)2220-4895 e 2220-4623.
Breve perfil
Vito Gianotti
Nascido na Itália, Giannotti chegou ao Brasil em 1964, onde foi trabalhar como metalúrgico, em São Paulo. Fez um ano de sociologia, fez uma pausa para atuar politicamente e nunca mais parou. Giannotti militou intensamente no movimento sindical no início dos anos 1990.
Vito Giannotti já ministrou alguns cursos na CUT Brasília e sindicatos filiados. O mais recente foi realizado em setembro de 2013, quando cerca de 100 pessoas participaram do curso “Atualização em Comunicação Sindical”, realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e Sindicato dos Bancários de Brasília.