MENU

Lançamento do Plebiscito Popular reúne diversas frentes de luta no Congresso

Entidades estão colhendo votos e consultando as bases com o objetivo de pressionar os poderes a ouvirem a voz da sociedade brasileira

Publicado: 19 Julho, 2025 - 08h37

Escrito por: Marina Maria

Marina Maria
notice

A classe trabalhadora brasileira anseia por qualidade de vida e justiça social. Por isso, movimentos sociais, sindicais, estudantis e outros entes da sociedade civil organizada realizaram nessa quarta-feira (16), o lançamento do Plebiscito Popular por um Brasil mais justo. O evento lotou o auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados e contou ainda com a presença de vários parlamentares do campo progressista. 

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o debate pelo fim da escala 6x1 e pela justiça fiscal está tomando as bases e os sindicatos são importantes agentes de divulgação e diálogo a respeito dessas pautas importantíssimas para a classe trabalhadora. 

“A redução da jornada de trabalho é uma das pautas que deu origem ao 1° de maio. Temos que lutar principalmente neste momento de completa desregulação no mercado de trabalho, onde o trabalho por plataforma coloca várias pessoas na situação de ter que trabalhar por 12, 14 horas por dia sem segurança. Precisamos trazer aqui, para essa Casa, a regulação desse tipo de trabalho ”, afirmou Rodrigo.

O presidente da CUT-DF ainda defendeu que fazer a justiça social passa por aprovar a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil reais. “Mas isso precisa ser feito transferindo essa conta para aqueles que ganham muito na exploração do trabalho, que são os super ricos, aqueles que lucram enviando dinheiro para fora do país”, explicou. 

O Plebiscito Popular por um Brasil mais Justo é uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, organizações de juventude, cultura e partidos progressistas. A CUT-DF é um dos pontos físicos de votação e também possui um link ativo para quem quiser opinar virtualmente sobre esses temas, que pode ser acessado aqui.

A iniciativa visa envolver a sociedade na tomada de decisão sobre temas essenciais para o nosso país e é um importante instrumento de fortalecimento da democracia por meio da participação direta, onde cada cidadã e cidadão pode contribuir para moldar as ações do governo e as prioridades do nosso país.

Depois do dia 7 de setembro, quando acaba o período de votação, os resultados serão entregues ao Congresso Nacional, à Presidência da República e ao STF.