Escrito por: Leandro Gomes
O livro narra a trajetória das mulheres pretas ocupando os espaços de poder, denuncia o apagamento da história dessas mulheres e retrata a memória de Marielle Franco como um caso de feminícidio político
Na última quinta-feira(17), a jornalista Thamy Frisselli lançou seu primeiro livro. Intitulada Feminismo e Democracia - A luta incessante por uma democracia antirracista e justa!, a obra foi lançada em parceria com a Editora Taipa.
O livro narra a trajetória das mulheres pretas ocupando os espaços de poder, denuncia o apagamento da história dessas mulheres e retrata a memória de Marielle Franco como um caso de feminícidio político.
Thamy conta que, no ano passado, o Instituto Marielle Franco, no Rio de Janeiro, lançou um concurso de ensaios feministas. Ela inscreveu o livro, mas não foi selecionada. Entretanto, Thamy estava determinada a lançar sua obra e não desistiu. Tempos depois, entrou em contato com outras editoras e teve seu o livro publicado pela Editora Taipa.
"O livro ganhou um selo de caderno sociais pela editora. Isso expande o universo de estudos entre os que praticam o ativismo, como escolas e universidades, por exemplo. Sou semente de Marielle e levarei seu legado até o fim. Este livro é uma denuncia do sistema opressor, que mata mulheres pretas todos os dias. É uma obra que faz um resgate das mulheres pretas no poder", afirmou.
Quem tiver interesse, pode adquirir o livro aqui.