Fetracom elege nova diretoria e aprova plano de lutas para o próximo quadriênio
Diante de uma conjuntura marcada pelo ataque à classe trabalhadora, a Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do DF (Fetracom) aprovou o plano de lutas da categoria e elegeu a nova diretoria, que terá como missão colocar as ações em prática nos próximos quatro anos (2019 a 2023). As deliberações foram […]
Publicado: 01 Julho, 2019 - 13h47
Escrito por: Vanessa Galassi
Diante de uma conjuntura marcada pelo ataque à classe trabalhadora, a Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do DF (Fetracom) aprovou o plano de lutas da categoria e elegeu a nova diretoria, que terá como missão colocar as ações em prática nos próximos quatro anos (2019 a 2023). As deliberações foram feitas no III Congresso da Fetracom e sindicatos filiados, realizado no último dia 28 de junho.
O comerciário Alberto Oliveira Santos foi eleito presidente da Fetracom. Segundo ele, uma das principais tarefas da Federação neste quadriênio é fortalecer os sindicatos filiados. “Temos como um dos principais entraves à nossa luta os ataques do governo para não conseguirmos ter sustentabilidade financeira. Uma das nossas ações prioritárias diante disso, é nos aproximar ainda mais da base, participar do seu dia a dia, e atuar para ampliar o número de filiação”, afirma.
O secretário de Finanças e Administração da CUT Brasília, Julimar Roberto, compõe a nova diretoria da Fetracom, integrando o corpo suplente. Ele, que também é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (CUT), acredita que é essencial apostar na “unidade e na solidariedade de classe”. “Nesta difícil conjuntura, temos o desafio de fortalecer a organização dos trabalhadores. O governo (Bolsonaro) tem tentado asfixiar financeira os sindicatos. Além disso, diante da reforma trabalhista e da presença marcada de novas tecnologias, novas formas de trabalho vem se apresentando, principalmente nos ramos de comércio e serviço. Nosso Congresso foi importante para que pudéssemos refletir sobre isso e traçar estratégias. E uma das principais delas é a unidade da categoria e da classe trabalhadora”, refletiu.
Entre os mais de 40 pontos do plano de lutas da categoria estão questões como o combate à política neoliberal que flexibiliza os direitos trabalhistas, o combate à reforma da Previdência (PEC 06/2019) e o combate à terceirização irresponsável e sem limites.
A posse da nova diretoria da Fetracom será realizada na próxima quarta-feira, dia 4 de julho.
Fonte: CUT Brasília