Escrito por: Sindicato dos Bancários de Brasília

Entidades lançam "Articulação Nacional contra o Desmonte do BB", nesta sexta (12)

O lançamento acontecerá de forma virtual e será transmitido pelas redes sociais do SEEB-DF, a partir das 16h

Nesta sexta-feira (12), o Sindicato dos Bancários de Brasília (SEEB-DF) e demais entidades que representam as funcionárias e funcionários ─ na ativa ou aposentados ─ do Banco do Brasil e parlamentares lançam a campanha ‘Articulação Nacional contra o Desmonte do BB’. O lançamento acontecerá de forma virtual e será transmitido pelas redes sociais do SEEB-DF, a partir das 16h.

“Iremos ao encontro da sociedade, das lideranças políticas em todos os níveis – municipal, estadual e nacional -, dos comerciantes, dos produtores rurais, dos industriais e de todo o setor produtivo, com envolvimento dos bancários e bancárias de toda a categoria, de trabalhadores das estatais e de demais segmentos, da cidade e do campo. Mas é o funcionalismo do BB o fermento da nossa mobilização e da nossa luta. Contamos com a participação de todos e todas na live do dia 12, para fortalecimento dessa nossa Articulação Nacional contra o Desmonte do BB”, destaca o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

Durante o evento, será divulgada cartilha que mostra com dados estatísticos a importância do Banco do Brasil e os impactos de uma privatização na atividade econômica, sobretudo dos municípios menores, aumentando o desemprego e encolhendo a circulação de dinheiro entre a população.

São proponentes da Articulação Nacional contra o Desmonte do BB: Sindicato dos Bancários de Brasília, CONTRAF-CUT, AAFBB, ANABB, FAABB e Dieese, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional.

Além da presença de deputados e senadores, o evento virtual contará também com a participação de representantes de entidades do movimento social e do setor produtivo.

“A iniciativa, no momento em que o BB passa por um processo de desestruturação e de retirada de direitos, é de grande valia para o conjunto dos funcionários e também da sociedade”, explica Marianna Coelho, diretora da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato e representante dos trabalhadores do BB da região Centro Norte na Comissão de Negociação com o BB.