Escrito por: Leandro Gomes

Entidades CUTistas celebram o 1º de maio com suas bases

Além do ato político-cultural organizado pela CUT-DF para domingo (1º/5), entidades CUTistas realizarão uma série de atividades junto as suas bases com shows, lazer e, sobretudo, rememorando a essência da data

O Dia do Trabalhador está chegando e a programação para celebração da data está a todo vapor. Além do ato político-cultural organizado pela CUT-DF para o próximo domingo (1º/5), entidades CUTistas realizarão uma série de atividades junto as suas bases com shows, lazer e, sobretudo, rememorando a essência do dia. 

A ideia é se aproximar das trabalhadoras e dos trabalhadores, destacando a importância do 1º de maio na luta por direitos e por melhores condições de trabalho. 

"O 1º de maio é uma data marcante para a classe trabalhadora. É, historicamente, um dia de luta, mobilização e unidade. Nesse sentido, é muito importante que as entidades sindicais, que são o instrumento de luta dos trabalhadores, realizem atividades para se aproximarem das suas bases", disse o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

Shows

O Sindicato dos Bancários de Brasília celebrará a data com dois shows gratuitos. A festividade, que também é parte da comemoração dos 60 anos da entidade sindical, acontecerá na sexta-feira (29), a partir das 20h, no Setor Bancário Sul, próximo ao Edifício Seguradora.

A primeira atração é o baiano Carlinhos Brown, que desembarca na capital federal para apresentar SIM.ZÁS, um show de reverência aos grandes clássicos do carnaval. No repertório, estão presentes canções como “Tema de Amor”, “Ponto de Atravessar”, “Rua É”, “Paixão de Rua”, e “Amantes Cinzas”, releituras lançadas em fevereiro.

Outro convidado para a celebração é o grupo brasiliense de reggae Maskavo, que apresentará sucessos, como “Um Anjo do Céu”, “Folhas Secas” e “Asas”.

Mais shows

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista e Varejista de Materiais de Construção do DF (Sintramacom-DF) também preparou um grande evento para sua categoria. A atividade contará com shows da banda Forró Diretoria e do cantor Cardoso Chagas, além de café da manhã, almoço com churrasco e sorteio de brindes aos filiados.  O evento será realizado no domingo (1º/5), no SESC de Taguatinga, das 8h às 17h.      

Corrida

Outra atividade que marcará o Dia da Trabalhadora e do Trabalhador é a VII Corrida do Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF), que será realizada no próximo sábado (30). Após dois anos suspensa por conta da pandemia da Covid-19, a maratona deste ano deve reunir milhares de docentes, na Praça do Buriti, a partir das 18h.

A corrida, que também integra as ações de comemoração dos 43 anos do Sindicato, busca aliar qualidade de vida, alegria, confraternização e visibilidade às lutas da categoria.

Lazer

O Sindicato dos Empregados no Comércio do DF (Sindicom-DF) festejará a data com um tradicional evento no Clube dos Comerciários. A atividade contará com muita música, churrasco e torneio de futebol.

Já o Sindicato dos Vigilantes do DF  (Sindesv-DF) celebrará a dia com inauguração da Área de Lazer dos Vigilantes, localizada na Ponte Alta do Gama. O espaço passou por revitalização e, agora, conta com uma ótima estrutura para receber as trabalhadoras e os trabalhadores. O evento está marcado para domingo (1º/5), a partir das 9h.