Eletricitários da empresa Tellus suspendem greve e mantêm estado de alerta
Empresa garantiu que não haverá retaliações ou perseguição de funcionários
Publicado: 02 Abril, 2025 - 13h30 | Última modificação: 02 Abril, 2025 - 14h02
Escrito por: Marina Maria

Após audiência de conciliação, trabalhadoras e trabalhadores da Tellus deliberaram, em assembleia realizada nessa terça (1°), pelo fim do movimento paredista iniciado às 0h do mesmo dia. A decisão, entretanto, não significa o fim da mobilização da categoria, que segue em estado de alerta.
A paralisação aconteceu em protesto contra a demissão de quatro trabalhadores em um curto período de tempo, o que levantou suspeitas quanto a uma possível perseguição. Isso porque todos os funcionários demitidos eram lideranças sindicais, embora não fizessem parte efetivamente da direção da entidade que representa a categoria, o STIU-DF.
Ainda no dia 27/3, o Sindicato protocolou denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) referente às demissões das lideranças, com o objetivo de garantir a devida apuração da legalidade das dispensas, verificando se houve práticas abusivas ou violação de direitos trabalhistas.
Em resposta à petição, foi realizada audiência de conciliação com a diretoria da TELLUS na mesma data. Na ocasião, a empresa reiterou que não reintegraria dois dos empregados, mas assegurou que não haveria demissões em massa. A garantia foi reiterada na segunda-feira, dia 31, em nova reunião.
“O STIU-DF seguirá acompanhando o andamento do processo e cobrando providências para assegurar a proteção dos trabalhadores afetados. Embora a greve não tenha alcançado de imediato a reintegração dos trabalhadores demitidos, conquistou avanços significativos na luta pela manutenção dos empregos e garantias contra demissões arbitrárias”, afirmou João Carlos, diretor do Sindicato.
João ainda parabenizou os eletricitários da Tellus pela mobilização e reforçou o compromisso do STIU-DF com a defesa da categoria. “Mais do que nunca, é fundamental manter a união, a atenção e a disposição para a luta. Juntos, seguimos firmes na construção de conquistas para todos”, disse o sindicalista.