Eleição Sindetran | Servidores reconhecem importância de um sindicato progressista

Eleita com 60% dos votos, a chapa apoiada pela CUT conduzirá o Sindicato pelos próximos três anos, enfrentando uma série de desafios que estão sendo impostos à classe trabalhadora e ao serviço público

Publicado: 15 Dezembro, 2021 - 10h29 | Última modificação: 15 Dezembro, 2021 - 10h52

Escrito por: CUT-DF

Na última semana, a nova diretoria do Sindetran/DF tomou posse. Eleita com 60% dos votos, a chapa apoiada pela CUT vai conduzir o Sindicato pelos próximos três anos, enfrentando uma série de desafios que estão sendo impostos à classe trabalhadora e às categorias do serviço público.

O processo eleitoral foi tenso, com uma forte disputa entre o campo progressista, representado pela chapa vitoriosa, e o campo que demonstrou na prática durante o processo eleitoral atitudes elitistas e conservadoras.

Um dos princípios defendidos pela CUT para a organização da classe trabalhadora é a autonomia e não é razoável que o Governo do Distrito Federal interfira no processo eleitoral de um sindicato de quem ele é patrão, como tentou provocar a chapa derrotada nas urnas ao propor intervenção da Polícia Militar .

O secretário de Finanças da CUT-DF e coordenador da Articulação Sindical, Washington Domingues, relatou as dificuldades do processo eleitoral. “Vale salientar que foi uma vitória muito difícil. A chapa opositora, promovida inclusive pela direita, foi composta por pessoas que não têm os olhares e mentes fixados para enxergar as dificuldades dos trabalhadores, a precariedade que a categoria enfrenta. É importante compreender que pessoas à frente do Sindicato que tem como ponto de partida as ideias desse governo genocida, com certeza não irão fazer a representação sindical como deve ser feita”, afirmou.

Os servidores do Detran têm passado por muitas dificuldades, com o sucateamento da estrutura, falta de servidores e o governo tenta colocar a responsabilidade do atendimento e dos serviços precários nas costas desses trabalhadores, que na verdade salvam esses serviços para a população do DF. O sindicato precisa ser atuante para exigir do GDF condições de trabalho, e sempre deixar claro que a responsabilidade do serviço ruim é do GDF e não do servidor.

“Quando uma pessoa reclama do serviço prestado pelo Detran, ela não sabe que o que está por trás é o sucateamento dos serviços públicos, mas o servidor sabe. E o sindicato tem um papel estratégico neste momento de luta contra a PEC 32, de mostrar para essa pessoa que reclama o que levou a isso: sucateamento, enxugamento do quadro, terceirização de vários serviços”, comentou o secretário de Organização Sindical da CUT-DF, Douglas de Almeida Cunha.

“Quero parabenizar toda a comissão eleitoral e principalmente a classe trabalhadora que fez com que prevalecesse a democracia, a frente de um sindicato de fundamental importância, que é o Sindetran. O sindicato vai permanecer nos caminhos em defesa da classe trabalhadora com os direcionamentos da Central Única dos Trabalhadores”, afirmou Washington Domingues.

O sindicalista destacou também a importância da categoria contar com uma direção combativa e atuante, sobretudo na conjuntura atual. “O sindicato tem passado por grandes avanços e conquistas. A nova diretoria está assumindo o mandato com muita responsabilidade, em um momento difícil para o Brasil e especialmente para a classe trabalhadora que vem sendo açoitada e usurpada dos seus direitos. Nós da CUT parabenizamos todas e todos que estiveram firmes nesse processo.  Seguimos unidos e fortes na luta”, afirmou.

Para o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, “a diretoria eleita tem um grande desafio pela frente nesta nova gestão, que é enfrentar as ameaças de retiradas de direitos tanto do governo Bolsonaro quanto do governo Ibaneis, e precisa construir uma pauta de reivindicação dialogada com as servidoras e servidores do Detran”.

O líder sindical afirmou ainda que  a diretoria precisa iniciar assim que for possível o diálogo direto com todos os servidores, ampliando a filiação ao sindicato, para fortalecer a categoria como um todo.

“A CUT defende que as servidoras e servidores do Detran, como todas e todos que atuam na Administração Pública direta e indireta do DF, possam ter sindicatos fortes, combativos e independentes, com autonomia para cobrar de qualquer que seja o governo a pauta da categoria, inclusive em ano eleitoral. A CUT estará sempre à disposição para apoiar os servidores do Detran tanto em suas pautas específicas quanto nas lutas gerais da classe trabalhadora”, garantiu Rodrigues.