MENU

ECOCUT comemora 30 anos com formação de formadores e eleição da nova direção

A nova coordenação da ECOCUT terá mandato de quatro anos (2023-2027)

Publicado: 21 Novembro, 2023 - 14h37 | Última modificação: 28 Novembro, 2023 - 10h52

Escrito por: Maracatu

notice

A Escola de Formação Sindical da CUT Centro-Oeste Apolônio Carvalho (ECOCUT) comemorou 30 anos de existência com a realização de oficina de formação de formadores e assembleia geral para eleição da nova coordenação. O evento, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, em Hidrolândia, Goiás, contou com a participação de mais de 70 educadores e educadoras da rede de formação, dirigentes e presidentes das CUTs e sindicatos da região.

Na ocasião, foram debatidos os desafios atuais para o movimento sindical, aos trabalhadores e à formação sindical. Entre os temas abordados, destacaram-se: A uberização e precarização do trabalho; A importância da formação sindical e política; A falta de dados sobre a realidade do trabalho e da economia na região Centro-Oeste; A necessidade de ampliar a filiação de sindicatos; A atual proposta de reforma sindical que está tramitando no Congresso; A importância estratégica da eleição dos trabalhadores para os parlamentos; A necessidade de fortalecer o movimento para garantir as políticas públicas do governo Lula para a classe trabalhadora; O papel da CUT e da formação na luta e garantia de direitos.

Também foi apresentado o balanço das atividades formativas da última gestão, destacando-se as ações realizadas, como o Programa Nacional de Formação de Dirigentes da CUT (PNFD/CUT), o Programa de Formação do SINPRO-DF, o PRONAT, o Centro de Formação em Economia Solidária e o Programa de Formação de Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Ao final, foi realizada a eleição da nova coordenação executiva da ECOCUT (veja abaixo). 

Representantes do DF

Dos eleitos para compor a nova direção da ECOCUT, três representantes são do Distrito Federal e integram a diretoria da CUT-DF. São eles, Roberto Miguel, secretário de Formação, Suyenne Borges, diretora de Relações com o Entorno, e Douglas Almeida, secretário-geral da Central.

A ECOCUT é uma escola de formação sindical que oferece cursos, oficinas e palestras para trabalhadores e trabalhadoras, com o objetivo de fortalecer o movimento sindical e a luta pelos direitos da classe trabalhadora.

Veja a nova direção da ECOCUT

Coordenador-Geral - Roberto Miguel Oliveira DF

Coordenador de Formação e Pedagógico - João Eudes da Anunciação MT

Coordenador de Administração e Finanças - José Roque Santiago TO

Coordenador Executivo - Onivan de Lima Correa MS

Coordenadora de Cultura - Gabriela Cardoso Zanina Queiroz TO

Coordenador de Comunicação - Antônio Ribeiro da Costa Neto GO

Coordenadora da Mulher Trabalhadora - Dilma Gomes MS

Coordenadora de Saúde do Trabalhador - Suyenne Borges da Fonseca Teodoro DF

Coordenadora de Direitos Humanos, Raça e Diversidades (Combate ao racismo, juventude, PCD, LGBTQIA+) - Antônia Aparecida Oliveira Aguiar MT

Coordenadora de Organização, Estudos Regionais e Articulação de Relações Institucionais - Maria Rosely Cavalcante GO

Conselho Fiscal

Titular - Ueber Ribeiro Barboza GO

Titular - Vilson Gimenes Gregório MS

Titular - Maria Eliete Leão MT

Suplente - Douglas de Almeida Cunha DF

Suplente - Zenilda Leonardo da Silva Fonseca TO

Suplente - Angelina de Oliveira Costa MT

A nova coordenação executiva da ECOCUT terá um mandato de quatro anos (2023-2027).