É amanhã! Dia Nacional de Luta contra a PEC 32
Data será marcada por paralisações, manifestações e assembleias por todo território nacional. Sindicatos têm realizado intensa mobilização para conscientizar as bases sobre a proposta do governo federal
Publicado: 17 Agosto, 2021 - 15h51
Escrito por: Marina Maria
Em todo o país, servidoras públicas e servidores públicos protestam contra a Reforma Administrativa nesta quarta-feira (18). A greve nacional, de 24 horas, tem o objetivo de barrar o avanço da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 na Câmara dos Deputados. Apelidada de “PEC da granada” pelas entidades que representam o funcionalismo, a reforma pode aumentar a corrupção no serviço público, uma vez que aumenta os cargos comissionados e indicações políticas. Além disso, a proposta retira direitos históricos das trabalhadoras e trabalhadores do setor, prejudica as carreiras, aumenta o assédio moral e a perseguição dentro dos órgãos públicos e precariza o estado brasileiro, afetando diretamente a qualidade e o alcance dos serviços prestados à população.
Em Brasília, acontece uma manifestação a partir das 10h em frente à Câmara Federal, que reunirá trabalhadoras e trabalhadores de diversas esferas do serviço público. Vários sindicatos do DF estão mobilizando suas bases para cruzar os braços contra a PEC 32. Na manhã desta terça-feira (17), o Sindsep/DF realizou uma panfletagem no Espaço do Servidor, localizado na Esplanada dos Ministérios. Logo mais, à noite, o Sintect/DF realiza assembleia com indicativo de greve a partir das 22h. O Sinpro/DF também convoca as professoras e professores para participar do movimento paredista, dentre outras entidades. Quase 30 cidades também confirmaram mobilizações no Dia Nacional de Luta contra a PEC 32.
“É fundamental que todas as servidoras públicas e servidores públicos participem das atividades convocadas para essa data. Só com uma intensa e incisiva mobilização poderemos dar uma resposta a esse governo, que todos os dias tenta retirar um direito diferente da nossa população. Precisamos nos unir cada vez mais para defender os nossos empregos, direitos e instituições, que estão na mira deste governo”, afirma a secretária de Comunicação da CUT-DF, Ana Paula Cusinato.
Quer saber mais sobre os prejuízos que a Reforma Administrativa pode causar a toda sociedade? Acesse o link: https://cutt.ly/sQV4OCi e saiba mais.