MENU

Docentes da UnB realizam paralisação de 48 horas, a partir desta terça (7)

O movimento é parte da campanha salarial de 2024 dos servidores públicos federais

Publicado: 07 Novembro, 2023 - 10h58 | Última modificação: 07 Novembro, 2023 - 18h47

Escrito por: Leandro Gomes

notice

Por recomposição salarial, reestruturação das carreiras e valorização, os docentes da Universidade de Brasília (UnB) realizam paralisação de 48 horas nestas terça e quarta-feiras (7 e 8 de novembro). A mobilização, que é parte da Jornada Nacional de Lutas, tem o objetivo de pressionar o governo pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 e pela equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos três Poderes.

A revogação de medidas de Temer e Bolsonaro que prejudicam o grupo e todo o conjunto da classe trabalhadora, além do arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 ─ reforma administrativa ─ também são pautas do movimento.

No período de paralisação, acontecerá uma série de ações. Nesta terça (7), as categorias que fortalecem a Jornada de lutas participam de Plenária Nacional Unificada para discutir o movimento. A atividade acontecerá na sede do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), às 18h, em formato híbrido.

Já na quarta (8), a partir das 9h, acontece o ato “Servidores no Orçamento”, no anexo II da Câmara dos Deputados. À tarde, os trabalhadores realizam vigília em frente ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (Bloco K), a partir das 14h.

“Essa pauta é a luta pela composição salarial e a gente tá convocando todos os docentes a parar as atividades e aderir ao movimento. Venham todos se mobilizar e fortalecer essa luta”, disse a presidenta da ADUnB, Eliene Novaes.