Escrito por: Leandro Gomes

Distrito Drag realiza ato para entrega dos recursos da venda do Calendrag 2021

A transmissão será a partir das 19h, pelo canal da entidade no Youtube

Neste sábado (15), o Distrito Drag −  composto por artistas transformistas do Distrito Federal −  realizará ato político-cultural virtual para entrega dos recursos arrecadados com as vendas do Calendrag 2021. A transmissão será a partir das 19h, pelo canal da entidade no Youtube.

A CUT-DF −  a única entidade a apoiar a iniciativa desde a sua primeira edição, em 2018 −  representada pelo seu presidente, Rodrigo Rodrigues, participará do evento.

"A CUT-DF reconhece que há uma enorme pluralidade na classe trabalhadora e isso merece ser evidenciado. Seguiremos apoiando esse projeto e a causa LGBTI porque entendemos é parte da nossa luta por uma sociedade mais justa e com igualdade de direitos para todas e para todos”, disse Rodrigues.

Como ocorreu nas edições anteriores, parte dos recursos obtidos com a venda da produção será destinada  aos trabalhos voltados para o amparo e acolhimento da comunidade LGBTI. De acordo com a Drag Rojava, integrante do Coletivo Distrito Drag, a instituição  contemplada este ano será a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), que receberá R$ 10 mil para continuidades das suas ações.

"Antes da pandemia, a população LGBTI no Brasil já enfrentava os maiores desafios de sobrevivência, sobretudo, as pessoas Travestis e Transsexuais. Com a chegada do vírus, nossa comunidade foi afetada de forma desumana. Nesse sentido, temos a responsabilidade de lutar e  nos manter vivas.  Faremos a entrega desse valor para que, minimamente, possamos contribuir com a Antra. Acreditamos que a arte transformará todas essas mazelas que nos são impostas",  disse  Rojava.

O Calendrag

O Calendrag − que está em sua 4ª edição − é um calendário estrelado por transformistas, que tem objetivos maiores que apenas estabelecer uma noção temporal. O propósito é dar visibilidade às artistas LGBTs de Brasília, sobretudo, às drags queens.  Todos os anos, a produção aborda uma temática diferente por meio da arte.

Este ano, o Calendrag homenageou a musica brasileira. Dentre as 13 canções escolhidas para ilustrar o calendário, a música “Mulher do Fim do Mundo”, de Elza foi selecionada para estampar a capa, que será protagonizada pela drag queen Silvetty Montilla − ícone no cenário transformista brasileiro.