Escrito por: Leandro Gomes/CUT-DF

Diap apresenta radiografia da CLDF, nesta terça (11), no Teatro dos Bancários

O estudo mostra um panorama da composição e da atuação dos deputados da Casa

Arte: Jean Maciel/CUT-DF

Em uma iniciativa inédita, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) vai apresentar a radiografia da atual bancada da Câmara Legislativa do DF (CLDF). A exposição acontecerá durante Plenária Sindical, nesta terça-feira (11), a partir das 9h, no Teatro dos Bancários.

O estudo, que foi solicitado pelo Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF) e pelo Sindicato dos Bancários de Brasília (Seeb-DF), traz uma série de dados que evidenciam a baixa representatividade na Casa. A análise mostra também que o legislativo local tem composição bastante parecida com a do Congresso Nacional, majoritariamente composto por homens brancos, herdeiros, empresários e outros, o que tem orientado a atuação dos deputados em relação a pautas de interesse da sociedade.

“Se muitos deles tinham um discurso de apoiar os servidores, as medidas à população carente e aumentar a prestação de serviços pelo Estado, na prática, isso não está acontecendo. O estudo ajuda a tornar mais transparente o que eles têm feito durante o mandato”, afirmou Neuriberg Dias, analista político do Diap.

De olhos nas eleições

Segundo Neuriberg, a ideia é que a radiografia auxilie o movimento sindical não só na mobilização em defesa da classe trabalhadora, mas também oferecendo subsídio para a organização das eleições ─ tanto as municipais, em 2024, quanto as gerais, em 2026.

“O estudo vai ajudar a entender como foram eleitos os 24 parlamentares da CLDF, de onde vem a bancada e como se dá o seu comportamento. Além disso, vai contribuir para que a gente possa ter candidaturas diversas, que melhorem a composição e a representação dentro do Poder Legislativo local”, disse Neuriberg.

Serviço

O que? Plenária Sindical: Apresentação da radiografia do Diap sobre a CLDF

Quando? Terça-feira, 11 de junho, às 9h

Local? Teatro dos Bancários