Escrito por: Leandro Gomes
Em Brasília, a mobilização acontecerá em dois formatos − carreata e passeata. A CUT-DF e suas entidades filiadas fortalecerão o movimento e organizarão o Bloco da Classe Trabalhadora
Neste sábado (19), o povo voltará às ruas pelo #ForaBolsonaro. Organizados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além da Coalizão Negra por Direitos, os atos devem acontecer em várias cidades do país e reunir milhares de manifestantes. Em Brasília, a mobilização acontecerá em dois formatos − carreata e passeata −, ambas no centro da capital federal.
A concentração para a carreata será na Praça do Buriti, às 8h, com saída rumo à Esplanada dos Ministérios, às 8h30. Já para a marcha, a concentração acontecerá no Museu Nacional, às 9h, com saída em direção ao Congresso Nacional, às 10h.
Na pauta do ato, o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, a luta contra a miséria, por vacina já para todos e todas, por mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e por geração de empregos. Temas como a reforma Administrativa (PEC 32), o projeto de privatizações, o desmonte das políticas públicas e outros também serão denunciados.
Bloco da Classe Trabalhadora
A CUT-DF e suas entidades filiadas fortalecerão o movimento e organizarão o Bloco da Classe Trabalhadora, que denunciará as políticas anti-povo de Bolsonaro. Para facilitar o encontro das trabalhadoras e dos trabalhadores no ato, o ponto de referência do Bloco da Classe Trabalhadora será no balão (blimp) da CUT, que ficará suspenso próximo ao Museu Nacional, na concentração para a marcha.
"A ideia é que a CUT e seus sindicatos se façam presente no ato e mostrem nossa indignação quanto à política de Bolsonaro imposta à classe trabalhadora. Milhares de postos de trabalho estão sendo fechados, direitos estão sendo retirados. Tudo isso porque não há ações que resguardem a trabalhadora e o trabalhador. Precisamos nos unir e ir à luta", disse o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.
Guia sanitário
No entanto, Rodrigues destaca que aqueles que não se sentirem seguros para ir às ruas, fiquem em casa e fortaleçam o ato pelas redes sociais. Assim como ocorreu no dia 29 de maio − em que o Brasil registrou centenas de atos contra Bolsonaro − a mobilização deste sábado acontecerá também virtualmente.
"Sabemos que o cenário ainda é bastante delicado, mas precisamos nos opor a essa política genocida que já tirou quase 500 mil vidas no Brasil. Não podemos aceitar. É hora de ir lutarmos, seja nas ruas ou nas redes", afirmou.
Veja abaixo algumas orientações para participar de forma segura do ato dia 19:
- Use máscara. A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) recomenda o uso da máscara PFF2/N95, bem ajustada no rosto, cobrindo nariz e boca, sem vazamentos. Uma alternativa, para quem não tem máscara desse modelo, é usar uma máscara cirúrgica simples, coberta por uma máscara de pano;
- Leve álcool em gel ;
- Leve água (o tempo está seco. Hidrate-se!);
- Evite levar bolsas ou mochilas para não aglomerar na revista da polícia;
- Se não se sentir seguro em participar da atividade, não tem problema. A mobilização pelo #ForaBolsonaro acontecerá também nas redes sociais. Pegue seu celular e junte-se ao movimento virtual;
- E, principalmente, se estiver com sintomas, fique em casa.