acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

CUT participa de audiência no Senado em defesa da pessoa com deficiência

PL 795/2022 representa retrocessos

Publicado: 13 Abril, 2022 - 17h30 | Última modificação: 14 Abril, 2022 - 10h59

Escrito por: CUT-DF

notice

Nesta quarta-feira (13), o Coletivo Nacional dos Trabalhadores com Deficiência da CUT Brasil participou de reunião na Liderança do PT no Senado para tratar da tramitação do Projeto de Lei (PL) nº 795/2022, de iniciativa da senadora Mara Gabrilli.

O Senador Paulo Rocha (PT/PA) recebeu a comitiva de sindicalistas que contou com Ismael José Cesar, secretário adjunto de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, e os membros do Coletivo Nacional Carlos de Souza, Maria Cleide, Isaías Dias, Ana Paula Feminella e José Roberto. 

Liderança do PT no SenadoLiderança do PT no Senado

Os sindicalistas levaram as suas preocupações com o teor do projeto, que traz retrocessos aos direitos da pessoa com deficiência, apresentando ao senador Paulo Rocha os problemas identificados ponto a ponto:

- retira funções do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência - CONADE;

- impede que integrantes da Instituição a ser criada sejam filiados a partidos políticos, o que caça direitos políticos e fere a Constituição;

- impõe a participação apenas de pessoas físicas, o que reforça o individualismo em detrimento da organização coletiva;

- sua estrutura é concebida como aparelho de governo, sem a participação da sociedade civil.

O senador Paulo Rocha afirmou que, como é prática no Senado, os projetos de lei que serão votados são previamente discutidos e acordados no Colégio de Líderes e, portanto, não deve acontecer votação sem prévio acordo. Colégio de líderes, e portanto, este PL não transitória sem este prévio acordo.

Para encaminhar a pauta, ficou acertada a instalação de grupo de trabalho, formado por sindicalistas e assessores da Liderança do PT no Senado, para aprofundar o debate sobre o PL 795/2022 e a tática a ser adotada pela Central em conjunto com a bancada do PT.

O senador Paulo Rocha sugeriu ainda, a realização de audiências públicas nas Comissões de Assuntos Sociais, Direitos Humanos e na Comissão de Constituição e Justiça, para aprofundar o debate sobre o projeto com a sociedade.

O Coletivo Nacional dos Trabalhadores com Deficiência da CUT apresentará nota técnica sobre o projeto de lei com o objetivo de informar os retrocessos existentes na proposta. A Central Única dos Trabalhadores reafirma, ainda, que é imperativa a retomada do CONADE, dentro dos princípios democráticos estabelecidos na Constituição Federal.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.