Escrito por: Jean Maciel

CUT participa da criação de Comissão de Solidariedade ao Saara Ocidental

Dirigentes CUTistas e movimentos sociais participaram, nesta quarta-feira (10), da constituição do Comitê de Solidariedade ao Saara Ocidental, na Câmara dos Deputados, onde discutiram projetos de aproximação e solidariedade ao povo saharaui. O secretário de Política Social da CUT, Ismael José, esteve presente para mostrar o apoio da Central à população do Saara Ocidental, pela […]

Jean Maciel

Dirigentes CUTistas e movimentos sociais participaram, nesta quarta-feira (10), da constituição do Comitê de Solidariedade ao Saara Ocidental, na Câmara dos Deputados, onde discutiram projetos de aproximação e solidariedade ao povo saharaui. O secretário de Política Social da CUT, Ismael José, esteve presente para mostrar o apoio da Central à população do Saara Ocidental, pela luta da soberania e autodeterminação de seu território.

Saara Ocidental é um território localizado ao norte da África que não possui auto-governo e está atualmente sob o controle do Marrocos. A população saharaui reivindica a soberania sobre seu território desde os tempos da colonização espanhola.

Além da presença representativa da CUT, estiveram na Câmara integrantes da Central de Movimentos Populares (CMP) e do Movimento dos Pequenos Agricultores do Brasil (MPA), preocupados em combater a condição de exploração dos habitantes do Saara Ocidental e as violações dos direitos humanos a que estão sujeitos.

Sindicalistas daquele território virão representar seu povo no próximo congresso nacional da CUT, em outubro. Como prestação de apoio ao Saara Ocidental, a Central também estuda a possibilidade de mandar representantes ao país para entender melhor a situação do povo saharaui.

O secretário de Política Social da CUT, Ismael José, ressaltou a importância da criação da Comissão para a CUT, enquanto central sindical defensora dos direitos humanos e civis. “Nossa participação é sempre pelo povo. Assim como no Brasil, nossa atuação é no sentido de reforçar a soberania do país e os direitos dos povos, dos trabalhadores”.

CUT Brasília